João Luiz Ultramari
Audiência Pública
Para discutir “o crescimento do trânsito e suas conseqüências”, foi proposta uma audiência pública pelos vereadores Fernando César Câmara e Edna Sandra Martins. São convidados todos os setores da sociedade para comparecer nesta segunda-feira (30), às 19h30, na Câmara Municipal de Araraquara. Nosso Poder Legislativo quer discutir o crescimento da frota de veículos e o aumento dos acidentes, pois a vítima de acidente de trânsito tem família, amigos e parentes que são motoristas, pedestres e ciclistas.
No convite é cobrada a discussão com todos os cidadãos araraquarenses, pois entendem que não é obrigação apenas das autoridades públicas e técnicas do assunto. Vamos comparecer, discutir, sugerir e cobrar de nossas autoridades e técnicos a prestação de contas de diversos assuntos.
Por exemplo:
a) Arrecadação de multas de trânsito e IPVA: quanto o município arrecadou nos períodos 1.997/2000, 2001/2004 e 2005/2007 e onde foi aplicado? Quanto a administração 1997/2000 deixou em caixa, se tinham os componentes para fazer placas, se foi deixado estoque de placas, material de trânsito e quatro veículos novos?
b) Por que com uma pequena arrecadação de multas no período de 1997/2000, quando ainda não havia radares e a guarda municipal, a cidade e o distrito tiveram todos os cruzamentos sinalizados com pinturas de solo e placas trânsito, placas indicativas de ruas e avenidas em todos os canteiros centrais e em todos os corredores comerciais e foi possível a aquisição de semáforos informatizados? Por que hoje a maioria da sinalização de solo está sumindo e as placas estão enferrujando?
c) Área Azul: por que no período de 1997/2000, mesmo com problemas e sendo administrada pela ACIA, com um pequeno espaço na área central, tinha lucro, dava para doar motos, rádios e fazer manutenção de veículos da PM e, agora de 2001 a 2007, com área ampliada, não se fala em compensação para o município?
d) Por que não houve continuidade na troca dos semáforos: dos mecanizados para os informatizados na área central e nos bairros?
e) Bicicletas: por que não está sendo cumprida a legislação aprovada contra os ciclistas que não obedecem às normas de trânsito, principalmente a sinalização, transitando nas calçadas, na contramão de direção e estacionamento indevido?
f) Convênio com a PM: por que cortaram o convênio de trânsito com a PM?
g) Por que a CTA, com tantos problemas no transporte público da cidade, administra o trânsito de Araraquara? Todos sã engenheiros de trânsito?
E ainda outras explicações sobre buracos, sinalização de obras, fechamento de ruas…
Postura
Vamos comparecer: representantes de entidades de classe, delegado de trânsito e todos os interessados nos problemas de trânsito em Araraquara. Pois, se nossos representantes não têm fiscalizado a administração municipal, em nosso nome, e agora estão nos responsabilizando ao alegar que nossas autoridades e técnicos não estão dando conta do recado, é a hora de cobranças.
Reunião do Comutran
No último dia 25 houve a reunião do Conselho Municipal de Trânsito na sede da CTA, onde foram abordados os seguintes assuntos: PATIO DE RECOLHIMENTO DE VEÍCULOS; ESTUDO DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM ARARAQUARA e MOTO FRETE.
Com relação ao Pátio Zero (um grande problema para a cidade, vizinhança e alta cobrança de estacionamento, inclusive dos veículos que ficam na rua) foi adiada a discussão, pois dependiam de informações solicitadas (lamentável). Sobre a segurança do trânsito pouco se falou. Com relação ao moto-frete, em razão de legislação estadual, a Polícia Militar ficou de tomar providências, pois têm motoqueiros carregando galões na traseira e na frente da moto, sem falar nos botijões de gás e outras mercadorias.
Ninguém cobrou do presidente da Comutran e CTA a promessa de que até abril todos os buracos da cidade estariam resolvidos em razão da Usina de Asfalto.
O vereador Galo esteve presente e novamente convidou todos os membros da COMUTRAN para usarem da palavra. Vamos lá araraquarenses e representantes de entidades de classe.
Política
Partidos Políticos: está terminando o prazo de filiação para a disputa dos cargos eletivos para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Agora começa o corre-corre, onde se filiar, saber quem se filiou no partido certo para poder se eleger e os que serão iludidos, pois vão trabalhar e gastar para somente ajudar o partido conseguir o número de votos e cadeiras no legislativo para seus figurões, ou seja, os de sempre.
No Executivo
Quanto aos candidatos a prefeito e vice, vão continuar até o último dia do prazo os boatos de que fulano vai sair, vai aliar-se a cicrano e assim por diante. O melhor é fazer como os experientes políticos e só confirmar na última hora, caso tenha certeza de se eleger.
PAN-RIO 2007: sabe-se que foi gasto muito, não se sabendo se haverá outros para os cidadãos brasileiros. Enfim, mandaram tanto dinheiro para o Rio e ainda receberam vaias… mas ele nunca perde a esportiva.
Resultados: muitos achavam que seria um mês de férias para os brasileiros, para desviá-los dos problemas políticos, corrupções, desvios, escândalos e tantas coisas mais, porém infelizmente o grave acidente aéreo deixou os brasileiros mais preocupados ainda.
Temos que cumprimentar a boa campanha de todos os brasileiros participantes dos jogos PAN-RIO 2007, pois sabemos das dificuldades que tiveram para chegar onde estão. Deram um pouco de alegria ao sofrido povo brasileiro.
Ferrinha: perdemos bons jogadores, mas agora são empresários que estão dirigindo a equipe e é claro que visam propagar as suas empresas e não ter prejuízos, essa é a Ferroviária S/A. Esperamos que agora saldem o débito com a AFE e os dirigentes limpem o seu nome nos bancos, cartórios, Justiça e consigam comprar uma sede, pois ninguém sabe o futuro. Vamos torcer pelo bi-campeonato e parabenizar a diretoria e equipe da S/A, que deu uma escorregada contra o XV, mas, recuperou-se contra o Sertãozinho.
Regionais: parabéns às equipes de Araraquara e ao comandante Durval. Esperamos continuar até o final dos Jogos Regionais em Barretos/2007 em primeiro lugar no quadro de medalhas.
Críticas X Respostas
Até agora não tivemos resposta sobre críticas feitas pela Tribuna Livre.