João Luiz Ultramari (*)
Carta do Leitor
Animais e Tratamento de Primeira
A direção do Circo Beto Carreiro justificou o excelente tratamento dado aos seus animais e o cumprimento das normas a respeito.
Proibição
O circo funciona há muitos anos. Recebe alvará de funcionamento. Não existem provas de irregularidades e maus tratos de animais. Como podem instigar a população a não ir ao circo?
Justiça
A associação protetora de animais denunciou? Foi constatada alguma irregularidade? Existe alguma determinação judicial?
Carreata
João, essa não! Desculpem os entendidos, mas não é isso que diz a lei? O direito de ir e vir não permite fazer carreatas de circo ou outras promoções na cidade, atrapalhando o trânsito. A responsabilidade é do Prefeito e se algum acidente ocorrer, ele é o responsável por ter autorizado.
Animais
Realmente senhor José, o senhor tem razão. Temos que respeitar todas as opiniões e brigar por tudo que está errado. Mas, até prova em contrário, ninguém pode ir em prejuízo de ninguém e ser o dono da verdade. Ponto Final.
Carinho
Quantas pessoas sequer tinham ido ao circo? Não só crianças, que adoram o espetáculo e tem carinho com os animais. Mas, quantos voltaram porque o preço está bem alto também, Sr. Betinho? Uma promoção no final da temporada agradaria a muitos, sem falar no social (entidades filantrópicas). Aliás, quanto se arrecadou pelos ingressos doados?
Francisco Xavier é araraquarense
Muitos desconhecem ou nem tinham nascido, mas, a Câmara Municipal de Araraquara conferiu o título de “Cidadão Araraquarense” a Francisco Cândido Xavier: Decreto Legislativo 72 de 03 de setembro de 1.974, de autoria do ex-vereador Waldemar De Santi, quando a Câmara Municipal era presidida por Arnaldo Izique Caramuru.
Resumo Biográfico de Chico Xavier na Época
02/04/1.910, nasce em Leopoldo – MG; 1.915 primeiros sinais de mediunidade (vidência e clariaudiência); 1922 recebe menção honrosa da Secretaria da Educação de Minas Gerais pela composição sobre o 1º Centenário da Independência; 1.927 Primeira reunião espírita. Fundação do Centro Espírita Luiz Gonzaga. Primeira mensagem pisicografada com 17 páginas. Sobre um tema do Evangelho de N. S. Jesus Cristo, assinada por “Um Espírito Amigo” e assim vai a história do querido Chico naquela época (1.974), tendo em 1.968 e 1.969 recebido o título de cidadão Pedro Leopoldense e Uberabense. Em 1969, completa 100 obras publicadas com a “Poetas Redivivos” com 298 Edições Nacionais e 19 em língua estrangeira, sendo 17 obras em parceria com Dr. Waldo Vieira, num total de 2.301.000 livros editados, 20.148 páginas originais e 491 autores espirituais. Isto já era parte do resumo biográfico de Francisco Candido Xavier, que consta do Decreto Legislativo 72 da Câmara de Araraquara em 1.974.
Condolências de Araraquara
Na última sessão, o vereador Carlos Alberto Manço requereu à Mesa fosse oficiada à família enlutada de Francisco Cândido Xavier.
A Polêmica das Leis Manço/De Santi/ Médici
Muitas discussões judiciais em relação às leis, inclusive ex-trabalhadores perdendo direitos por falta de concurso (decisões trabalhistas) e por falhas administrativas. Existe uma lei maior (Constituição), mas trabalhadores sem concurso estão recebendo todos os direitos, enquanto outros por decisão judicial não.
Quem está Prevaricando?
Primeiro podam, depois fazem um corte no meio. Cortam e depois resta sumir com o que ficou. Vão colocar outra no lugar? Vejam na foto que retiraram duas árvores e no outro lado da Rua têm duas secas.
Nossas Árvores
Realmente a situação está feia. Estão matando nossas árvores e quem de direito está de braços cruzados e não comparece mais em atos públicos. Em administrações anteriores, chegaram a abraçar as árvores quando iam ser retiradas. Vamos levar, agora o problema para a Promotoria. Precisa de um basta.
Corte no Tronco
Preocupada com a morte das árvores em Araraquara, tanto pelo corte quanto por jogar diariamente água quente nas raízes, a Marina mandou uma explicação a respeito dos cortes que estão sendo feitos no tronco que acaba por matá-las, em virtude da falta de substância orgânica para a nutrição das raízes. Senhores fiscais da lei (vereadores), o que está sendo feito?
Festa do Carmo
Na administração anterior, conseguimos retirar a festa das ruas ao redor da Igreja do Carmo, como a feira, que passou para a praça. Levamos cacetadas de muitos e até do padre, mas o problema foi resolvido e com melhor arrecadação para a Igreja. Agora será a experiência da Festa + Circo. Esperamos que um ajude o outro, sem quebrar a tradição do Carmo.
Aumento dos Ônibus
Como consta na planilha a ser enviada ao Prefeito, dos gastos de pessoal emprestado pela CTA em Órgãos Públicos? Quantos são? Qual o custo para a CTA e por que a CTA? Quanto está sendo gasto com “adote um atleta” e propagandas e divulgações internas de uma empresa pública? Aliás, como ficaram as críticas passadas? E a promessa de solução do problema jurídico da empresa? E a solução da superlotação nos horários de pico? Qual a receita da CTA e da terceirizada? Senhores vereadores, como fica tudo isso? Hoje, a Paraty tem produtividade maior que a CTA?
Efemérides:
Julho:
20- Mundial do Amigo, Revendedor de Gasolina, Pan- Americano do Engenheiro e Aniversário da Chegada do Homem à Lua (1969)
21- Criação da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP e São Lourenço de Bríndisi
23- Guarda Rodoviário, Declaração de Maioridade de D. Pedro II – 1840
24- Santa Cristina
25- Escritor, Colono, Motorista, Taxista e de São Cristóvão
26- Vovó e São Joaquim
27- Despachante, Motociclista e Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Leitores da Tribuna Livre:
Carlos Alberto Manço – vereador de nossa cidade e ex-secretário das administrações De Santi.
Jarbas Barbosa Filho – ex-secretário dos esportes.
Nelson do Nascimento – advogado e pastor presbiteriano.
(*) Também Advogado, ex-Secretário dos Transportes e Colaborador