João Luiz Ultramari (*)
Carta do Leitor
Campeão I – Penta
A Seleção Brasileira mudou um pouco o comportamento dos brasileiros. Tiveram a coragem de sair às ruas com suas famílias, agitaram bandeiras e mostraram alegria, esquecendo as dificuldades e a falta de segurança. Até quando?
Campeão II – Descrédito
Mesmo com todo descrédito, nossos jogadores mostraram garra, acreditaram na vitória e agora estão recebendo as homenagens do sofrido povo brasileiro. Imaginem as regalias que os jogadores estão recebendo da CBF. É o Brasil, pentacampeão!
Campeão III – Scolari
Criticado, desacreditado, com toda sua simplicidade, deu a volta por cima e tapou a boca de muitos. Será que o sabe-tudo mandou mesmo a carta para o presidente do Palmeiras? É só papo, não sabe-nada. Êta brasileiro, pediu para contratar técnico estrangeiro. Só ele mesmo, não é Pedro?
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
Descanse em paz Chico. Você foi um exemplo de amor ao próximo. Muitos já sentiam a falta de suas palavras em vida em razão de sua saúde. Imagine agora que você se foi. Eis algumas de suas mensagens:
Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo eu sabendo que as rosas não falam.
Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre.
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa…
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas…
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia.
Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim…
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos…
Que eu não perca a GARRA mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos.
Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.
Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos…
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma…
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exige esforços incríveis para manter a sua harmonia.
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno… E acima de tudo… Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um
é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois… A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!
Festividades
Com justificado motivo (falecimento do Pe. Marcelo) o Pe. Fernando suspendeu as festividades da comemoração do 15º aniversário da Igreja. À da comunidade, parabéns! Mas, estarei lá no dia 13, às 19h, para a missa de ação de graça, comendo um pedacinho do bolo da gratidão.
Semáforos – Continuação
Para os que desconhecem o assunto, um dos pontos que ajudou a descongestionar o trânsito na área central e ligação de bairros, foi a Rua Carlos Gomes. Foi proibido o estacionamento do lado direito e feitas as divisórias na rua, inclusive para estacionar no lado esquerdo. Outro problema era o tempo de espera para atravessar a rua para quem vinha do centro. Foram instalados os semáforos na Av. Barroso, Feijó, Espanha, XV de novembro e Avenida 7 de setembro (interligados): um controlador liga 3 semáforos. Passou a ter segurança para os veículos atravessarem e, principalmente, para os pedestres. Esses semáforos fazem parte da “árvore de natal semafórica”, nomeada pelo sabe-tudo.
Uniara I – Orgulho de Araraquara
Para quem estudou desde o ginásio (Colégio São Bento), em uma das faculdades exemplares (Direito), acompanhou as dificuldades no cumprimento das exigências do ensino (salas de aulas e bibliotecas), sente-se orgulhoso em saber que a Uniara é Araraquarense e que está vencendo cada vez mais. Uniara, mil vezes!
Uniara II – Núcleo de Prática Jurídica
Parabéns a Reitoria pelo apoio aos diversos cursos, a exemplo do direito, que agora conta com a prática jurídica, onde os alunos passam a simular o início até o final de um processo. Quantos iniciaram suas carreiras com a realidade de cada caso jurídico, sem terem os recursos existentes hoje? Uma evolução bem-vinda.
Uniara III – Colégio São Bento
Saudade de nossos primeiros professores: Valter Mauro, Marlene Marcos, José Maria, Machadinho e tantos mais. Dos últimos: Fernando da Costa Tourinho, Getúlio das Neves, Geraldo Amaral Arruda, Alfredo do Amaral Gurgel, Helio Barbosa… Estamos certos que um dia a Reitoria distribuirá a todos os seus alunos, um livro da memória da escola. Com a palavra o professor Luiz Felipe Cabral Mauro.
Trânsito I – Solução
Caro vereador Marquinhos, organizador da reunião que discutiu os problemas de aumento de acidente no trânsito em Araraquara: a solução é investir no trânsito o que poucos prefeitos fazem, mesmo recebendo altas somas do IPVA.
Trânsito II – Educação
Não adianta apenas a Cidade Mirim do Trânsito orientar os menores de idade. A convivência com os infratores (seus pais e irmãos) no dia-a-dia fará desaprender os ensinamentos.
Trânsito III – Escolas
Como ficou a matéria de trânsito no curriculum escolar e na forma que estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro? O que as escolas da cidade fizeram a respeito? E as Secretarias de Educação Municipal e Estadual que conheceram essas escolas?
Vereadores I – Fiscal do Povo
Quem até hoje fiscalizou o quanto foi arrecadado em IPVA, Multas de Trânsito e Arrecadação da Receita da Área Azul? Quanto foi arrecado, no que foi investido e quais as despesas pagas e para quem? E a inconstitucionalidade da Área Azul?
Vereadores II – Multas
Está sendo prestada conta ou exigida a prestação de contas das multas aplicadas no Município? Quantos recursos foram interpostos, quantos foram acolhidos e qual o crédito de multas a receber? A polícia Militar já estava multando neste mandato, e a Guarda Municipal iniciou a partir de junho de 2002.
Vereadores III – Escolinha
Por que acabaram com a escolinha dos motoristas infratores, que existia na Polícia Militar? Quantos lá aprenderam as leis de trânsito? Por que as pessoas ao retirar habilitação para dirigir, não praticam os riscos de uma Rodovia?
Só Ameaça
Tem gente que não aceita críticas e ameaça as pessoas com soco na cara, pontapé naquele lugar e xinga daqueles nomes. E ainda mais: aconselha que deveria ser determinada a chibatada, corte de membros, a exemplo de Cingapura.
Morto Apareceu
Programa jornalístico da cidade anunciou a morte de uma pessoa que foi assaltada. No dia seguinte ela responde que está viva. É o jornalismo feito através de informações de terceiros. Fica registrada mais esta. E se, com a notícia falsa, um familiar houvesse morrido?
“Jornal de Fim de Semana”
Os jornalistas agradecem. Deve estar incomodando muita gente. Só que para fazer um jornal ou revista tem que ter competência. Tem gente que pára no meio do caminho….
Efemérides
Julho:
06- Criação do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
08- Panificador e Início da Semana Nacional da Educação
09- Promulgação da Constituição Republicana em 1.932, Soldado Constitucionalista e Protético
10- Trabalhadores em Serviços Telefônicos, Pizza, Mundial da Lei, Saúde Ocular e Truco
11- Rondonista
12- Engenheiro Florestal e São João Gualberto
Leitores da Tribuna Livre:
Milton Luis Gebin Cardoso corretor de seguros e ex-presidente da Associação Ferroviária de Esportes.
Marcelo Barbieri Deputado Federal por Araraquara.
Juliana Damus Vereadora de Araraquara
(*) Também Advogado, ex-secretário dos Transportes e colaborador.