João Luiz Ultramari
MUNDO
Desafio: mulheres marcam cerimônia no Canadá para a ordenação como celebrantes litúrgicas. Em 2003 o Vaticano excomungou mulheres da Alemanha e Áustria que assim procederam. São mulheres casadas e divorciadas que estudaram teologia, mas, a igreja não quer nem saber.
A espera: Michael acusado por 10 crimes aguarda sentença dos jurados.
Decepção: torcedores gritaram olé principalmente no primeiro tempo e a seleção canarinho apenas tentou. No final, 3 a 1.
Japão: o brasileiro Zico (camisa 10 do Brasil) classificou a seleção para o mundial 2006, na Alemanha. Que saudade…
Nacional
Paciência: até quando não sei. Se não bastassem os impostos que pagamos (sem retorno: saúde, transporte, educação, habitação e segurança entre outras), ainda somos obrigados a assistir corrupções em nosso país e alguns querendo abafar.
Sócios: os brasileiros têm sócios demais. Alguns sequer entram com capital e trabalho e recebem muito.
Governo Federal: é o nosso Maior Sócio, leva praticamente 50% de nossa renda.
Plano de Saúde: pagamos previdência e antes tínhamos direito a assistência médica (IAP por categoria: IAPC, IAPI, IAPETEC e outros). Agora, somos obrigados a ter plano de saúde. Outro Sócio que só da minha mãe leva quase toda a pensão deixada por meu pai, mesmo sendo sócia-acionista do Hospital São Paulo. Lembram-se daquele que era na Avenida São Paulo e hoje é na fonte e da Unimed? Acreditou e perdeu…infelizmente.
Prefeitura: outra sócia que leva IPTU, ISS, taxa de água e esgoto e a cidade está uma lástima em manutenção: buracos, matos, sinalização, sem falar na falta de equipamentos, veículos, remédios, atendimento médico, viaturas, ambulâncias, corpo de bombeiro…
Governo do Estado: outro sócio dos empresários (junto com o Governo Federal), além de cobrar impostos estaduais das empresas, cobra de todos nós o licenciamento dos veículos, pedágios, além de impostos e taxas, como os cartórios (reconhecimento de firmas, autenticações, impostos de escritura, inventário).
Morte: até para morrer temos despesas. Hoje já existem até planos funerários, mas ainda têm as despesas com terreno no cemitério e as de sepultamento.
Alimentação/Vestuário/Habitação: é para a sobra dos salários dos brasileiros? Ainda falam em fome zero!
Representantes: elegemos os mesmos quase sempre e aí está nosso Brasil. Com exceção de uns poucos que reconhecemos como leais ao mandato e pessoas honestas. Mas, impressionante é a divisão de cargos.
Agora a denúncia sobre corrupções, mensalão e outras que sequer ficamos sabendo. Quem vai informar, a Polícia Federal ou CPI?
Estadual
Pelé: lamentável o envolvimento de seu filho com a polícia. Tanta luta, ganhou respeito em todo o mundo e entra no noticiário dessa maneira.
Municipal
Santa Casa: com a intervenção da prefeitura parece que a dívida aumentou. Foram terceirizados muitos setores e tudo indica que agora será o Hospital. Esperamos que não se transforme noutro monopólio. Prefeito Edinho, melhor que seja hospital-escola.
A querida Mariínha Lupo
Descrevê-la é difícil porque tinha muitas qualidades. Ajudava muitas pessoas, as necessitadas. Era só chegar ao seu conhecimento algum problema e ela já se prontificava a resolvê-lo.
Dedicação aos pais: deixou de aproveitar a vida, até de se casar para se doar ao bem-estar de seu pai Edmundo e sua mãe Altiva. Após o falecimento deles, era comum vê-la nos finais de semana no Cemitério São Bento. Amou-os muito e sempre.
A empresária: conheci a Dona Maria aos 12 anos de idade quando era officie boy do Escritório São Paulo de Contabilidade. Era a loja mais movimentada da cidade e respeitada por todos os profissionais e clientes, prova é que foi homenageada pelas entidades de classe.
Saudade: muitos sentiram a ausência da Dona Maria de sua loja. Agora, mais ainda. Dona Maria, você cumpriu sua missão na terra, deixou muitos amigos, dos quais o também nosso amigo Vanderley Freitas da Silva (Ótica Objetiva), seu ex-funcionário que a admirava. Descanse em paz, juntamente com seus pais Edmundo e Altiva. Serão lembrados pelos araraquarenses que respeitam a história.
Notas da OAB-Araraquara
Comunicação: na última segunda-feira a 5ª Subsecção da OAB apresentou aos advogados, autoridades e população o site da entidade www.oabararaquara.com.br onde se poderá obter informações sobre exercício profissional e OAB de todo o Brasil.
No momento, também está liberado à população que poderá acessar endereços e sites de órgãos públicos e Judiciário para, por exemplo, saber o andamento de seu processo. Quase todos órgãos estão informatizados.
Palestras: importantes palestras foram realizadas na Casa dos Advogados, com os temas Os Crimes Tributários tendo como expositor o Dr. Mário de Oliveira Filho (presidente da comissão de prerrogativas da OAB/SP) e Direito Empresarial no Novo Código Cível que teve como expositor o Dr. Márcio Aparecido Pereira (conselheiro e coordenador Regional da Comissão de prerrogativas da OAB/SP).
Ciclo de Palestras
Dia 24 deste mês de junho, uma sexta-feira. Os interessados podem acessar o site da OAB. Daremos detalhes na próxima edição do JA.