Tribuna Livre

João Luiz Ultramari

MUNDO

Papa João Paulo II: para mim, um Santo Homem (João de Deus), para alguns foi o Deus na Terra e para muitos outras expressões para homenageá-lo. Ele ficará na lembrança da humanidade.

Uma sucessão à altura: Deus queira que venha outro igual ou melhor. Mas, não será fácil ter a coragem de João Paulo II. Por tudo o que ele fez pelo mundo, conseguindo o diálogo com todos os povos e, principalmente, sua grande luta pela PAZ. Corajoso sim, sendo vítima de um atentado contra sua vida. Perdoou o agressor, como ensina a Bíblia. Na caminhada pelo mundo, visitou o querido Brasil por três vezes. Só parou porque Deus o chamou.

Vaticano: como acontece com dirigentes políticos, sabe-se lá o que o Papa João Paulo II enfrentou nesses 26 anos de investidura.

Adeus João de Deus: que o Senhor o tenha a seu lado e não se esqueça de interceder por nós, ainda aqui na Terra.

NACIONAL

Viagens do Presidente: sou contra os muitos gastos com as viagens do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e convidados para dentro e fora do país.

Representação Brasileira: esta viagem, Senhor Presidente, é mais do que justa. Principalmente devido a comitiva formada, efetivamente ampla e justificada. Contemplando, inclusive, os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Representação da Igreja Católica: muitos religiosos brasileiros estiveram presentes, além de outros de religião diferente.

Temos também quatro cardeais brasileiros, dos quais, um está bem cotado para ser o próximo Papa.

ESTADUAL

Geraldo Alckmin: não tive notícia da representação paulista nos funerais do Papa, mas, com certeza muitos disseram “presente”.

Pedágio: volta à tona a novela da cobrança absurda do pedágio de Araraquara/Matão. Novamente em campo o Deputado Federal Dimas Ramalho, que sempre tem acompanhado o Governador Alckmin na região. Esperamos que não seja apenas até as próximas eleições e depois caia no esquecimento, como na vez anterior.

MUNICIPAL

Luto Oficial: apoiado pela Igreja Católica em Araraquara, quando das eleições, o Prefeito Edinho Silva deu somente um dia de luto oficial em homenagem ao Papa. Seu colega de partido, Newton Lima (São Carlos) e o Presidente Lula deram 7 dias.

Respeitando o Luto: retornaremos às novelas de problemas da cidade na próxima edição.

OUTRAS NOTÍCIAS

Sabe Tudo Chorou: em mais um capítulo da empolgante novela do rádio, esta semana ele disse que chorou, não pela morte do Papa, pois ele não é católico, mas sim pelas crianças de 3 a 5 anos que viu através da televisão, descascando castanhas em um estado brasileiro. A imagem não deve motivar lágrimas, mas, indignação. E nessa esteira, cobrar providências enérgicas.

Chorei Com Você: na seqüência da novela, uma ouvinte participou e disse que também chorou com ele, ao assistir a TV. Emocionante! Vamos aguardar as próximas lágrimas, i.e., os capítulos.

Cobertura da Imprensa nos funerais do Papa: o sabe tudo “meteu o pau” na imprensa brasileira e internacional pela cobertura da morte e funerais do Papa, como também em todos os que “meteram o pau” nele, inclusive chamando de covarde um ouvinte revoltado, que desligou o telefone quando ele elogiou o Papa e o trabalho que ele fez. Aliás, o radialista-chefe também estava sem assunto. Tanto que só falou no Papa, claro, pegando seus companheiros de imprensa como vítimas.

Respeito aos Mortos: tem gente que não tem jeito mesmo. Até no dia da morte de um ex-governador e agora do Papa fazem críticas contundentes e desnecessárias. Por que tecer críticas, seja para quem for, se as pessoas ainda estão sendo veladas? Por que mexer com o brio e sentimento das pessoas que gostam do ente-querido falecido? Por que comentar trabalho de profissionais da mesma área (falta de ética) que acharam por bem trabalhar na homenagem canalizada ao Papa? E pior, por que desacatá-las? Por que não respeitar a liberdade constitucional de culto? Ora, sr. sabe-tudo…saia do seu pedestal e calce a “sandália da humildade” (da turma do Pânico) com urgência. Para seu bem…espiritual a fim de evitar efeitos da Lei do Retorno.

Respeito a Chico Xavier: alguém fez alguma crítica a essa querida pessoa? A imprensa também não ficou dias e dias falando do nosso querido Chico Xavier, como até hoje falam e como também já falei e falo em nossa Tribuna Livre, mesmo não seguindo a mesma religião?

Questões Polêmicas: sr. sabe tudo, pode procurar aparecer e forçar comentário sobre sua atuação em outras situações. Vamos respeitar os entes queridos da população e do mundo… essa você perdeu. Esse Santo Homem merece todas as homenagens que está recebendo, principalmente pela imprensa mundial (quer você goste ou não). Como você sempre fala, já trabalhou na grande imprensa, inclusive nas que você “mete o pau” e não conseguiu ficar nelas. Então, fique na sua, pois, não será você nem por você que a imprensa brasileira/internacional vai mudar.

Exemplo de Respeito: como é fácil cobrar dos outros o respeito às leis e às pessoas, não é sabe tudo? Na terça-feira desta semana presenciei uma mesa colocada no meio da calçada, com diversas cadeiras (e o direito de ir e vir dos cidadãos?). No grupo de amigos, quem estava participando, bebericando? Adivinhou? Afinal, existe lei liberando as calçadas para se colocar mesas e cadeiras? E os estacionamentos nos quais carros também ficam nas calçadas? Ficamos pensando sobre o direito dos pedestres.

Milton Cardoso mete a Boca no Trombone: “Dr. Ultramari, prova inequívoca de que a municipalização da AFE continua lenta”. Mais uma vez o INSS processa a AFE e ex-presidente Milton Cardoso. Com a municipalização, a Prefeitura de Araraquara assumiu as dívidas do Clube em troca do seu patrimônio, conforme Lei nº 6217. Já houve outros processos contra ex-presidentes, três foram absolvidos. Os advogados de defesa do Milton vão dizer que não foi feito o recolhimento, pois, sequer os salários dos funcionários eram pagos integralmente. Recebiam em forma de vales já que o clube dava prioridade ao pagamento de atletas, também através de vales, além das despesas para manter o clube em funcionamento e que hoje são de responsabilidades do Município.

Milton sugere ao Prefeito: ao invés de investir hum milhão no Pinheirinho (verba doada pelo presidente Lula), por que não resolver de vez o problema da AFE e investir na área social? É melhor localizada, em área nobre da cidade. Afinal, a AFE foi ou não Municipalizada? Um abraço (Milton Cardoso).

Tribuna Livre: Milton, transcrevi sua carta omitindo o nome dos demais ex-presidentes e advogados. Não posso sugerir ao Prefeito que invista a verba doada pelo Lula para o Pinheirinho, pelas seguintes razões: a) sempre critiquei a forma de municipalização feita e se poderia ser feita, em razão do clube ter sócios patrimoniais e sendo proprietários de cadeiras cativas e ainda não sei quais os direitos que terão em razão da municipalização feita, b) se é uma verba federal destinada ao Pinheirinho, o Prefeito não poderá remanejá-la para outro local (ex-patrimônio da AFE). Poderia ser tentada outra verba federal para o citado ex-patrimônio da AFE, se assim podemos dizer. Milton Cardoso, pergunto: cadê o Conselho Deliberativo da AFE para cobrar as promessas do Prefeito? O que sobrou do patrimônio para a AFE e para os seus associados? Onde é a atual sede da AFE, se tudo foi municipalizado? Os funcionários que eram da AFE, e trabalham agora no patrimônio do município, de quem são funcionários, ou quem é o atual empregador? Funcionários públicos não podem ser, pois é necessário concurso. Quem poderia esclarecer essa situação Sr. Milton Cardoso?

Diretor da Escola Industrial Preocupado: Vicente Escarambone não está nada contente com a situação das ruas próximas a Escola Industrial, principalmente com a iluminação e as árvores. Nesta semana, próximo à sua casa, na Av. Monteiro Lobato, caiu parte de uma delas. Motivo? Cupins! Está aí, a reclamação do Diretor Escarambone. Voltaremos ao assunto.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coração de Criança!

Trabalhadora de Araraquara é a ganhadora da segunda moto da Campanha de Sindicalização do Sinsaúde

Cinema

Acordar é preciso!

Asco blasé por política

CATEGORIAS