João Luiz Ultramari
Críticas ao Governo Federal: ex-integrantes do Partido dos Trabalhadores e, principalmente os expulsos, como é o caso da senadora Maria Helena, não têm poupado críticas ao Governo Lula, comparando-o ao de FHC. Uma das recentes críticas relaciona-se a nomeação de um elevado número de pessoas em vésperas de eleições. Em defesa do governo Lula, o senador Mercadante afirma a necessidade das nomeações para uma reestruturação da máquina, principalmente pela extinção anterior de muitos cargos.
Polícia Federal: com tantos crimes e falta de segurança da população (principalmente no Rio de Janeiro), a greve da Polícia Federal continua sem solução. Se o líder do governo no senado afirma que a máquina precisa de reestruturação, imagine a Polícia Federal para combater todos os crimes de sua competência? Os criminosos estão se aproveitando deste hiato.
Morosidade Processual: quantos processos estão em andamento há vários anos, sem solução? Muitos deles ainda em fase de instrução. Uma boa parte dos processos veio da Justiça Federal de Ribeirão Preto, quando era responsável pela região de Araraquara. São casos de sonegação fiscal, contas bancárias fantasmas e muitos outros. Fatos, inclusive, denunciados de uma Justiça para outra. Muitos processos estão em delegacias há muitos anos, sempre com pedido de prazos. É uma sobrecarga sobre poucos juízes, delegados e funcionários.
Juizado Especial Federal: a população de Araraquara e Região sofre por não ter um na cidade. É obrigada a se dirigir a São Paulo ou dar entrada pelo rito normal, que demora anos para sentença final. Casos urgentes e nossos políticos presos em comissões e mais comissões de investigações, fazendo o papel de delegados, investigadores, promotores e juízes.
Prédio Próprio: mesmo com todos os esforços no sentido de cessão do terreno do INSS (bairro da fonte) para os órgãos públicos federais, por esforços pessoais de alguns, a burocracia impede a solução. Quanto se economizaria de aluguel? Enquanto o município arcar com as conseqüências (pagamento de aluguéis) qual será o interesse do governo? Mas, se parar de pagar o aluguel, como fica?
Aluguéis
Se na área estadual e federal o problema é grave, imagine na municipal. Este ano, quantos prédios a prefeitura alocou para abrigar entidades diversas? Sem falar nos gastos em reformas. São tantas coisas que a imprensa deixa de abordar… só noticia inauguração, coquetéis e foguetórios. Aliás, quem lê todos os jornais de Araraquara só tem visto fotos de inaugurações e matérias sempre iguais (enviadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura). Muitos sequer perdem tempo em mudar a redação.
Centralização: quando nossos governantes terão a idéia de arrumar uma área de terra para construir todos os órgãos municipais e entidades que prestam serviço público, centralizando tudo? Seria um único local, economizando-se em administração, telefone, água, luz, impostos, funcionários, encargos, aluguéis…
Efemérides
17- Compreensão Mundial e do Transportador Rodoviário de Carga
18- Símbolos Nacionais, Amigo, Nacional do Livro Infantil e Dia de
Monteiro Lobato
19- Teatro, Índio, Exército Brasileiro, Comprador e de São Genaro
20- Pombo da Paz, Data Magna do Estado do Rio Grande do Sul, do
Funcionário Municipal e do Diplomata
21- Árvore, Radialista, Fazendeiro, Latinidade, Polícia Civil e Militar, Da Terra (internacional), Tiradentes, Inconfidência Mineira, Metalúrgico e Fundação da cidade de Brasília DF (1960)
22- Contador, Nacional da Fauna, Técnico Agropecuário, Nacional da Juventude, Aviação de Caça, Comunidade luso-brasileira, Terra e Força Área Brasileira