Trabalhos de Educação Física em Simpósio

Dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) elaborados por alunos do curso de Educação Física da Uniara e uma pesquisa desenvolvida pelo especialista em fisiologia do exercício e jogador do Basquete Uniara, João José Vianna, o Pipoka, serão apresentados no XXVI Simpósio Internacional de Ciências no Esporte, que acontece de 20 a 24 de outubro em São Caetano do Sul, cujo tema será “Atividade Física Construindo Saúde”. Os três trabalhos, feitos sob a orientação do Prof. Dr. João Paulo Borin, foram enviados para a comissão científica do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e aprovados para apresentação.

Um dos TCCs, desenvolvido pela aluna Cassiane Rodrigues, cujo tema é “A contribuição do karatê na construção da saúde de mulheres idosas”, teve como objetivo avaliar o ganho de flexibilidade e força muscular de membros inferiores de moradoras do município de Rincão a partir da prática de aulas recreativas de karatê.

Cassiane avaliou dezoito mulheres entre 40 e 74 anos que realizaram, no período de fevereiro a agosto de 2003, duas horas semanais de karatê adaptado à terceira idade. Ao final dos seis meses de exercícios, foi possível notar ganho de flexibilidade e força muscular nos membros inferiores das participantes da pesquisa.

O teste de flexibilidade foi feito por meio do método do Banco de Wells, método específico para a determinação do grau de flexibilidade, antes e depois da prática dos exercícios. Os resultados mostraram que as participantes, que antes alcançavam uma média de 28,53 cm, ampliaram o alcance para 30,97 cm seis meses após o início da atividade física. Já o ganho de força foi avaliado por meio do teste de impulsão vertical com auxílio do braço, pelo qual foi constatado que as mulheres ganharam uma média de 4,5 cm de impulsão com a atividade física, visto que antes o alcance era em média 12,5 cm e foi ampliado para 17 cm após seis meses de exercício.

O segundo TCC, de autoria do aluno Leonardo Silvio Fernandes de Camargo, cujo tema é “Análise quantitativa da intensidade de partida do basquetebol”, procurou verificar a intensidade das partidas do XIV Campeonato Brasileiro de Basquetebol Masculino, realizado no período de janeiro a junho de 2003. O objetivo da pesquisa foi quantificar o número de movimentos ofensivos que as equipes realizaram durante as diferentes fases da competição, ou seja, quantas vezes os times partem da defesa para o ataque e vice-versa.

A pesquisa foi elaborada durante todos os jogos do Campeonato e permitiu a conclusão de que a média de movimentos ofensivos realizados por equipe durante uma partida é de 190, o que, de acordo com João Paulo Borin, é “um dado fundamental para o preparo do treinamento dos atletas”. O orientador já havia realizado uma pesquisa com o mesmo modelo durante o XIII Campeonato Brasileiro.

Já o especialista em Fisiologia do Exercício, João José Vianna, elaborou uma “Análise comparativa da intensidade das partidas de basquete – estudo a partir de equipes do XIII e XIV Campeonatos Brasileiros”, comparando os resultados obtidos nas pesquisas de Leonardo e Borin. A conclusão do especialista foi que a intensidade das partidas em Campeonatos Brasileiros está se mantendo.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Araraquara sedia 3ª Etapa do Troféu Destaque de Ginástica Artística – Polo Oeste

Desabastecimento na região do Salto Grande (14/10)

Parque infantil recebe Campanha de Adoção de Animais neste sábado (19)

Cérebro responde a exercício físico até 2 semanas depois, revela estudo

Outubro rosa: obesidade e sedentarismo são fatores que impactam incidência de câncer de mama

CATEGORIAS