Todo dia é especial para renovação

Marilene Volpatti

É possível se preparar com entusiasmo e energia para um novo dia de trabalho. E ainda manter o pique o dia todo.

Para muitas pessoas é obrigação; para outras, prazer. E para a maioria, necessidade. Trabalhar faz parte da vida. Trabalhando ficamos em sintonia com o universo, fazemos exercício com o social e escrevemos nosso destino.

Pouco importa se a profissão é exercida em casa ou escritório. Se o trabalho é próprio ou é como funcionário. Se usa mais a cabeça ou a força física. Todo trabalho é digno e gratificante. Importa manter a mente limpa, coração tranqüilo e espinha dorsal ereta. Existem dicas importantes para se iniciar um novo dia de trabalho.

Primeiro passo. Todos os dias cuidar da mente. Acorde suavemente e visualize uma cachoeira limpando todo o corpo e enchendo de energia o espírito. Levante-se sempre com muita tranqüilidade, lave o rosto e se não tiver dificuldade, sente-se em posição de lótus, ou em uma cadeira que mantenha as costas eretas. Feche os olhos e procure não pensar em nada. Concentre-se na respiração. Comece com 5 minutos e prolongue até os 20. No início é um pouco difícil, mas não impossível. A prática da meditação traz resultados maravilhosos. A mente fica mais aguçada e é mais fácil para se tomar decisões. O ideal é meditar pela manhã, mas não dando, qualquer horário é válido. Se puder participar de algum grupo para desenvolver outras técnicas, melhor. No mundo em que estamos vivendo, o importante para ficar equilibrado é estar sempre relaxado e tranqüilo.

Segundo passo. Cuidar do corpo. Ele é quem agüenta o ritmo intenso do dia todo. Por isso a necessidade de prepará-lo para a jornada que vai iniciar. Alongamento pela manhã, ajuda a acordá-lo como também pedalar uma bicicleta, dançar ou pular corda. Antes de almoçar, estique bem o corpo; após, dê duas ou três voltas pelo quarteirão. Faça sempre uma atividade física em academia ou em sua própria casa. Pratique ioga, tai-chi-chuan, hidroginástica ou natação. Esses exercícios provocam relaxamento profundo.

Terceiro passo. Começar o dia com um banho frio ou morno. É revigorante, principalmente depois da prática dos exercícios de alongamento. Se tiver banheira em casa, reserve um tempo uma vez por semana para banho de imersão com sal grosso e ramos de hortelã que ajudam no relaxamento. Aproveite e faça uma massagem com bucha natural. Ficamos nove meses envoltos em água no início de nossa existência, por isso ela nos traz boas associações.

No trabalho, tenha sempre por perto água para beber o dia todo. Ao ingeri-la, vizualize que está limpando e energizando o corpo.

Quarto passo. Alimentação que nada mais é do que pura força e energia. Cereais, frutas e queijo branco são ótimas opções. Abandone de vez as frituras e evite os açúcares dos doces. Nunca substitua uma refeição saudável por um sanduíche.

Quinto passo. Deixe os aromas invadirem sua vida. Eles são poderosos auxiliares na transformação de energia em um ambiente. O óleo de basílico é conhecido por suas propriedades restauradoras, combate fadiga mental, estresse e ansiedade. O patchouli, óleo essencial de laranja ou de gerânio são poderosos antidepressivos e estimulantes. Podem ser usados em aromatizadores, espalhados num lenço dentro da bolsa ou como ingredientes de colônias usadas no dia-a-dia.

Sexto passo. Música. Se não gosta ou não dá importância, aprenda a gostar. É muito relaxante começar o dia ouvindo o som da uma linda melodia. É hora também de entoar mantras. A música e mantras revitalizam os pontos de energia vital do nosso corpo.

Sétimo passo. As cores que trazem energia para a vida. Se você estiver deprimido precisando de vigor e alento, visualize um jardim de rosas vermelhas. Sinta o aroma, a textura aveludada a intensidade da cor. Sentirá imediatamente a vibração energética do vermelho entrando em sua existência. Se o dia estiver agitado, imagine paisagens em tons de azul e verde. As cores laranja e amarela estão ligadas à vitalidade e à sabedoria. A violeta à transformação. Uma flor, um cristal ou peça de roupa da cor que você precisa, também restabelecerão sua energia.

Oitavo passo. O toque especial em seu ambiente de trabalho. Faça, uma vez por semana, uma faxina nos papéis e pastas. Limpe o computador, esvazie gavetas, jogue fora ou dê o que você não usa mais. Sob a mesa deixe coisas que tragam boas associações, se possível uma planta. Mantenha a mesa em ordem e cumpra a agenda. Não deixe compromissos para “depois”. Trabalho que não é acabado tem energia desperdiçada.

Nono passo. Ter sempre metas na vida profissional. A ausência delas causa dispersão e desânimo. Coloque desafios só para você. Esforce-se para cumpri-los. Vá passo-a-passo. Um dos segredos para cumprir um grande objetivo é desdobrá-lo em metas menores, que vão sendo atingidas gradualmente. Diariamente crie objetivos a serem cumpridos juntamente com algumas regras de trabalho. Faça pequenas pausas durante o expediente. Aproveite para alongar-se e respirar fundo. Dê um telefonema a alguém que lhe faça bem. Acredite que possui um potencial e visualize diariamente acontecimentos positivos na sua vida. Não se tranque, abra-se!

Décimo. Sorrir sempre. Não custa nada, faz bem para os músculos do rosto, suaviza a expressão e a alma. Sorrindo, a pessoa deixa transparecer a maneira positiva como encara a vida. Fica mais bonita, simpática, mais jovem e atraente. Vamos sorrir, sempre!

Serviço

Consultoria: Drª Tereza P. Mendes – Psicoterapeuta Corporal – Fone:- 236-9225.

Compartilhe :

No data was found
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

II Curso de Inverno da Unesp: inscrições prorrogadas até próxima quarta-feira (12)

Evento Empregabilidade Inclusiva será realizado no Teatro do Sesi na terça (11)

Nesta sexta tem show no Sesc Araraquara

Sábado tem teatro no Sesc Araraquara

Projeto para a primeira infância, neste final de semana no Sesc Araraquara

CATEGORIAS