O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Celso Luiz Limongi, esteve em Araraquara, quinta-feira (29), para a instalação da Vara da Fazenda Pública e inauguração das novas instalações da Vara da Infância e da Juventude no prédio que serviu à Escola Padre Francisco Salles Colturato (Av. 36).
A comarca de Araraquara foi instalada em 28 de outubro de 1866, atualmente com 5 Varas Cíveis, 3 Criminais, 1 da Família e das Sucessões, 1 do Júri e Execuções, 1 da Infância e da Juventude, um Serviço Anexo da Fazenda e um Juizado Especial Cível. As últimas instalações aconteceram em 4 de junho de 2004, entraram em funcionamento a Vara da Infância e da Juventude e a da Família e Sucessões.
Circulam aproximadamente mil pessoas por dia no Fórum de Araraquara, além dos 277 funcionários. O juiz diretor Heitor Luiz Ferreira do Amparo, também responde pela 2ª Vara Cível. Além dele também judicam 12 juízes titulares e 2 substitutos.
Fazenda
A Vara da Fazenda Pública passa a ser comandada pelo juiz Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante.
De acordo com as estatísticas do Movimento Judiciário, em abril último 103.307 processos estavam em andamento e 1.902 deram entrada naquele mês na Justiça local.
Posição
A Comarca de Araraquara é sede da 13ª Circunscrição Judiciária, composta pelas cidades de Gavião Peixoto, Nova Europa, Américo Brasiliense, Motuca, Rincão, Santa Lúcia, Ibitinga, Iacanga, Tabatinga, Itápolis, Borborema, Matão e Dobrada.