Terezinha Bellote Chaman (*)
"Jesus é a única porta que nunca se fecha".
No dia 4 de fevereiro, realizamos nossa primeira Missa em Condomínio, de 2014. Foi sua 46º edição. Sr. Wálter Paulin Cumpre, síndico do Ed. Jacarandá, concedeu-nos o privilégio de ocuparmos o salão de festas para o encontro. Coube a Solange Gilio e ao casal Carlinhos e Cidinha Marques organizarem a celebração. Começamos em grande estilo, pois além da belíssima organização tínhamos um grupo musical completo, inclusive contando com toda a aparelhagem de som. Cidinha, Carlinhos, Sérgio, José e Erivelton (Nª. Srª. das Graças). Foi um "show" de fé, à parte. Muita graça foi derramada.
Aproximadamente 40 pessoas receberam, com muita alegria, Pe. Edson Godoy. Em sua homilia, assim se manifestou:
Jesus é a prova concreta da manifestação do amor de DEUS pela humanidade! Ele é o próprio DEUS, que se humanizou para ficar mais próximo de nós. Em todas as suas ações libertadoras, Jesus sempre deixou claro: "A tua fé te curou". Esta afirmação de Jesus nos mostra, claramente, que é a nossa fé que nos cura, portanto, o caminho da nossa libertação é o caminho da fé. A "fé" não é algo que se tem e pronto, a fé é uma construção que se desenvolve, através de um processo lento, o qual vai se solidificando, à medida que nos deixamos inundar pelo amor de DEUS. É na dependência desse amor que crescemos na fé, que nos tornamos fortes dentro da nossa fragilidade. A "fé" não nos torna imunes ao sofrimento, pois o sofrimento faz parte da natureza humana. O que a fé nos garante é a força para superá-lo. Quando tudo nos parece perdido, quando todas as portas se fecham para nós, uma certeza podemos ter: Jesus não nos abandona. Ele é a porta aberta que nunca se fecha. O texto do Evangelho apresenta-nos duas situações vivificantes de Jesus, libertando duas pessoas do sofrimento. No primeiro episódio, vemos a cura de uma mulher acometida por uma doença física, que também lhe afetava a alma. Movida pela confiança no poder de Jesus, ela não hesita, enfrenta com coragem e determinação todos os obstáculos, para chegar até Jesus, acreditando que bastava apenas tocar em seu manto, para ela ficar curada. E Jesus, ao sentir-se tocado, quer saber quem havia feito isso. A mulher toma coragem e confessa ter sido ela. Ao que Jesus lhe diz: "Coragem filha. A tua fé te curou". No segundo episódio, vemos Jesus cheio de compaixão, diante do pedido de um pai, que acabava de perder a sua filha. Jesus era a única esperança. Tocado pela fé daquele homem, Jesus o acompanha até sua casa. Devolve a vida à filha e a alegria ao pai. Finalizando: para DEUS o diferencial entre as pessoas, não está na sua classe social, e sim, na firmeza de sua fé.
Nossa próxima Missa em Condomínio será em março, em data a ser determinada. Será celebrada no Ed. Piazza Del Carmo, Rua João Gurgel, 1477 (Rua 13). Eleni Ap. Santos e os demais moradores convidam os residentes de todos os condomínios de nossa cidade. Desejando que seja realizada uma missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman – 16 – 3331-3707 – 9.9782-6116 – celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS.
Teste o seu Português
01 – Hoje em dia, fumante ___________ é o que mais existe?
a ( ) pasivo;
b ( ) pacivo;
c ( ) pascivo;
d ( ) passivo.
02 – Dizem que o chá de ___________ acalma os nervos.
a ( ) alecrim;
b ( ) arlecrim;
c ( ) arlequim.
03 – Há pouco tempo, fiz um cruzeiro e fiquei hospedada em uma __________ especial.
a ( ) cabini;
b ( ) gabine;
c ( ) cabina;
d ( ) cabine.
04 – Aquele cidadão começou a ___________, depois do almoço.
a ( ) soluçar;
b ( ) solussar;
c ( ) solusar.
05 – Pedro está com as ____________ inflamadas.
a ( ) amígdalas;
b ( ) amiguidalas;
c ( ) amídalas.
06 – Devemos estudar os peixes em seu _____________ natural.
a ( ) habitat;
b ( ) hábitat;
c ( ) habitá;
d ( ) habitate.
(*) Professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística de Texto UNESP Araraquara. Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru – SP, Doutoranda em Serviço Social pela UNESP de Franca SP, Jornalista e produtora do quadro "Teste o seu Português", Programa Mestre-Cuca durante 14 anos na ex-Rede Mulher de TV e posteriormente CNT Central Nacional de Televisão. Até agosto /2012, no programa Delícias do "Chef", na TV Gazeta.
Respostas
Resp 1.: d Hoje em dia, fumante passivo é o que mais existe?
Passivo (= que sofre uma ação, que não age e nem reage).
Resp 2.: a – Dizem que o chá de alecrim acalma os nervos.
Alecrim (= arbusto de cheiro forte e agradável, usado como remédio e como condimento).
Arlequim (= pessoa fantasiada de traje multicor, em geral de losangos).
Resp 3.: c d – Há pouco tempo, fiz um cruzeiro e fiquei hospedada em uma cabina ou cabine especial.
Cabina ou cabine (= refere-se a um compartimento para passageiros, em navio ou trem; camarote).
Resp 4.: a – Aquele cidadão começou a soluçar, depois do almoço.
Soluçar (= emitir ruído devido à contração do diafragma).
Resp 5.: a c Pedro está com as amígdalas ou amídalas inflamadas.
Amígdala ou Amídala (= cada uma das glândulas ovóides, em forma de amêndoa, existente à entrada da garganta).
OBS.: Usa-se especialmente no plural e com maior frequência: amígdalas.
Resp 6.: b – Devemos estudar os peixes em seu habitat / hábitat natural.
Obs.: A forma portuguesa dicionarizada, mas pouco usada, é hábitat.
O que mais se vê é a palavra latina habitat = "(ele) habita". O plural de hábitat é hábitats.
OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP)~e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca Franca (SP) e Diário de Sorocaba Sorocaba (SP) Jornal de Itatiba Itatiba (SP) O Liberal Regional Araçatuba (SP) Diário da Serra Tangara da Serra (MT) Gazeta Penhense Penha/SP Gazeta do Ipiranga/SP.