N/A

Teste o seu Português nº 222

Terezinha Bellote Chaman (*)

Muitos homens ensinam uma disciplina intelectual ou manual, uma técnica, um ofício pouquíssimos gozam desse acréscimo de autoridade que lhes não vem do saber ou da capacidade, mas do seu valor como homem. (GUSDORF, 1970, p. 10).

I Encontro de Pesquisas sobre Famílias – Prof. Dr. Pe. Mário José Filho

O tema "Famílias" vem sendo alvo de estudos e pesquisas do GEPEFA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias, desde 2002. As constantes mudanças sociais, econômicas, culturais, entre outras, provocam diferentes situações nesta instituição, desafiando as famílias a buscarem novas formas de sobrevivência e inserção social. Desta forma, faz-se necessário problematizar questões relativas ao tema "Famílias", para que se possa pensar em ações que propiciem suporte às famílias, em suas dificuldades cotidianas, impostas pelas mudanças já elencadas. Além disso, pretende-se dar maior visibilidade ao tema, também por meio da apresentação de pesquisas ligadas ao assunto determinado.

Este evento se justifica pela necessidade de mais estudos na área, uma vez que se verifica que a produção acadêmica nesta é escassa e permeada por posturas preconceituosas e unilaterais, havendo demanda por parte dos profissionais para a realização de reflexões a respeito do trabalho com famílias. Além disto, faz-se necessário combater as visões disseminadas pela mídia que reforçam atitudes de culpabilização das famílias contemporâneas geradas por várias manifestações da questão social, contribuindo ainda mais para a distorção do papel dela visto pela sociedade.

Entrevista concedida pela Drª. Ana Nassif Soares a esta coluna.

Profª. Terezinha – Como surgiu GEPEFA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias?

Drª. Ana – Em 2002, o Prof. Dr. Pe. Mário José Filho, a Profa. Dra. Maria Ângela Rodrigues Alves de Andrade e eu, Profa. Dra. Ana Cristina Nassif Soares resolvemos estudar famílias (Mário e eu) e crianças e adolescentes (Maria Ângela). No entanto, em 2006 desmembramos o grupo, pela complexidade dos temas, ficando, então, dois grupos distintos. O GEPEFA, com esta configuração, nasce aí.

P T – O que é hoje o GEPEFA?

A – É o Grupo de Estudos E Pesquisas sobre Famílias. Tem por objetivos estudar e pesquisar assuntos referentes às famílias hoje.

P T – Quem são os líderes?

A – Profa. Dra. Ana Cristina Nassif Soares (Psicóloga, mestre em Fundamentos da Educação pela UFSCar, doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP e professora do curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP Franca) e Profa. Dra. Nayara Hakime Dutra de Oliveira (Assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP Franca e professora do curso de graduação em Serviço Social da mesma Faculdade).

P T – Quem são os participantes?

A – São alunas e ex alunas da graduação e da pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP Franca; profissionais interessados na temática; são advogadas, psicólogas, assistentes sociais, da área de Comunicação, etc.

P T – Quais os temas que o grupo GEPEFA trabalha?

A – Famílias, aspectos históricos e as configurações familiares no Brasil, relações de gênero, questões do Mundo do Trabalho, questões ideológicas, como por exemplo, a ideologia presente na noção errônea de que a única família que dá certo é a nuclear (pai, mãe e filhos), a ocupação pelas famílias do espaço público versus espaço privado, concepções sobre famílias, entre outros.

P T – Que discussões o GEPEFA faz sobre família?

A – As discussões se baseiam em referenciais teórico-críticos, ou seja, que tenham uma análise histórica das famílias e dos temas relacionados, bem como com a desconstrução de noções rígidas sobre famílias. Por exemplo, nos desfamiliarizarmos com termos recorrentes na sociedade: famílias "desestruturadas" o que seriam, então, as famílias "estruturadas"? Não teriam problemas? Enfim, há um modelo "certo" de família a ser seguido? Como isso se dá no cotidiano de nossas vidas?

P T – O que é e como nasceu o I ENPEFA I Encontro de pesquisas sobre famílias Prof. Dr. Pe. Mário José Filho?

A – O I ENPEFA é o I Encontro de Pesquisas sobre Famílias e surgiu ainda no ano passado, ainda quando o Mário estava vivo. Era desejo do grupo provocar a aglutinação de pesquisadores e pessoas interessadas nesta temática. A partir da morte do Prof. Mário, decidimos manter a realização do Encontro, mas agora, homenageando-o com seu nome no evento de 2012 e nos próximos. É uma forma de, além da homenagem a ele, nos sentirmos mais conectados com suas idéias.

Teste o seu Português.

1 Fui a uma loja e comprei duas ___________.

a ( ) amofadas;

b ( ) aumofadas;

c ( ) almofadas.

2 É verdadeiramente ___________ a audiência daquele programa:

a ( ) imprecionante;

b ( ) impressionante;

c ( ) imprescionante.

3 Foi definitivamente _____________ o final da corrida.

a ( ) emocionante;

b ( ) imocionante;

c ( ) emoncionante.

4 Trata-se de um __________.

a ( ) a baixo assinado;

b ( ) abaixo-assinado;

c ( ) abaixo assinado.

5 Infelizmente a ______________ anda solta pelo mundo.

a ( ) ignorância;

b ( ) ignorança;

c ( ) ignorância.

6 Massa alimentícia preparada com batata, farinha, ovos e manteiga, cortada em pequenas rodelas chama-se:

a ( ) nhoqui;

b ( ) nhoque;

c ( ) nhochi;

d ( ) inhoque.

(*) Professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística de Texto. Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru – SP, Doutoranda em Serviço Social pela UNESP de Franca SP, Jornalista e produtora do quadro "Teste o seu Português", Programa Mestre-Cuca durante 14 anos na ex-Rede Mulher de TV e posteriormente CNT Central Nacional de Televisão. Atualmente, de 2ª a 6ª feira, às 9h30m, no programa Delícias do "Chef", na TV Gazeta.

Respostas

Resp 1.: c Fui a uma loja e comprei duas almofadas.

Resp 2.: b É verdadeiramente impressionante a audiência daquele programa:

Impressionante (= que causa espanto, comoção).

Resp 3.: a Foi definitivamente emocionante o final da corrida.

Emocionante (= impressionante, comovente).

Resp 4.: b Trata-se de um abaixo-assinado.

Abaixo-assinado (= documento subscrito por várias pessoas e dirigido à autoridade para solicitar, protestar ou reivindicar).

Resp 5.: c Infelizmente a ignorância anda solta pelo mundo.

Ignorância (= Falta de conhecimento, imperícia, incompetência).

Resp 6.: b Massa alimentícia preparada com batata, farinha, ovos e manteiga, cortada em pequenas rodelas chama-se nhoque.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP)~e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário de Sorocaba Sorocaba (SP) Jornal de Itatiba Itatiba (SP) O Liberal Regional Araçatuba (SP) Diário da Serra Tangara da Serra (MT).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bibliotecas Municipais mantém o horário de funcionamento no mês de março

Fatec Araraquara abre inscrições para Curso de Inclusão Digital

Atenção, Araraquara!

Previsão do tempo para o Carnaval: Defesa Civil alerta para altas temperaturas em SP

Vamos ler mais?

CATEGORIAS