N/A

Teste o seu Português (531)

Prof.ª Dr.ª Terezinha Bellote Chaman (*)

"Rezemos para que nossos condomínios não se tornem verdadeiras fortalezas medievais." (Pe. José Marcelo de Araújo).

Aos 04 de dezembro, celebrou-se mais uma edição (104.ª) de nossa Missa em Condomínio. Aconteceu no Cond. Gran Village. Aproximadamente 30 pessoas foram recepcionadas por Odete Camilo e família, que organizou, com muito esmero, aquela celebração, embora no dia anterior ter perdido seu querido irmão, Benedito. Missa inclusive oferecida em intenção de sua alma. Agradecemos também ao sr. Paulo Mansur (síndico) que permitiu ocuparmos seu belíssimo espaço. Pe. José Marcelo de Araujo (Paróquia São João Batista) presidiu, pela primeira vez, uma celebração em condomínio.

Em sua homilia, assim se manifestou: "Nós vivemos o tempo da Misericórdia de DEUS, que nos lança para um tempo de renovação. DEUS acredita em nós e nos ama, apesar de nossos defeitos. Devemos crer que podemos ser melhores do que já somos. Pense comigo: eu quero, eu preciso ser Santo. O que é ser Santo? Ser Santo é ser feliz… simples assim… E ser feliz é viver aquilo que Jesus nos ensinou, no lugar onde vivemos: na nossa casa, no nosso trabalho, com nossos amigos e na comunidade. Nós que somos Igreja, temos de ir ao encontro do povo. Esse trabalho Missas em Condomínio é emocionante, muito bonito, porque justamente vai ao encontro do povo. E, nesse tempo de Misericórdia, o mais importante é esperar a chegada de Jesus. Ele está para nascer. E nós… nós vamos nascer de novo, dentro do ventre de Maria, Nossa Senhora. Vamos renascer para novas atitudes, novos caminhos, novas amizades, novos amores, uma nova vida. Por isso, precisamos voltar ao colo de Maria e contar com as bênçãos do Espírito Santo. Que DEUS nos dê a graça de podermos dizer: … sim, eu quero nascer de novo… Vem, Espírito Santo, vem… Vem iluminar… Sim, é possível ser Santo. Sejamos Santos".

Agradecemos ao Luciano Brondino e ao Pedro Chaman por nos alegrarem com seus cânticos. Foi uma celebração muito agradável, em que comemoramos a chegada do filho de DEUS.

Os que desejarem Missas para o ano de 2019, façam contato. Estamos providenciando os agendamentos. Acreditamos que, até ao final de dezembro, tenhamos o calendário fechado.

Desejando que se realize uma Missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman 16 3336-5548 9.9782-6116 celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS.

Teste seu Português:

01 – O que significa mangar, no contexto?

Allan, quando você vai parar de mangar de sua produção?

a ( ) aproveitar;

b ( ) promover;

c ( ) assustar;

d ( ) caçoar.

02 Aguardaremos na ___________ da presidência.

a ( ) ante-sala;

b ( ) antisala;

c ( ) antessala;

d ( ) anti-sala.

03 Era um camarada muito _____________. Fazia tudo errado.

a ( ) deslexado;

b ( ) deslechado;

c ( ) desleichado;

d ( ) desleixado.

04 Devemos colocar os ___________ na mesa de jantar.

a ( ) utensílhos;

b ( ) utensílios;

c ( ) utencílios;

d ( ) utencílhos.

05 Os temperos estão todos na ___________ do fundo.

a ( ) pratelera;

b ( ) prateleira;

c ( ) partileira;

d ( ) partelera.

6 Quando Sr. Manuel faleceu, seus bens ficaram para _________ de sua esposa, Dona Maria.

a ( ) usofruto;

b ( ) uso-fruto;

c ( ) usufruto;

d ( ) usu-fruto.

07 Não cometa nenhum ___________! Seja prudente!

a ( ) exagero;

b ( ) ezagero;

c ( ) esagero;

d ( ) exageiro.

08 O que significa jereba, no contexto?

Seu cavalo é jereba.

a ( ) muito bravo;

b ( ) de montaria ruim;

c ( ) malcheiroso;

d ( ) manco.

09 O que significa mordaz, no contexto?

Deixe de ser mordaz! Isso não leva a nada.

a ( ) bobalhão;

b ( ) esperto;

c ( ) irônico;

d ( ) bruto.

10 Vamos _________ os assuntos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

a ( ) diçossiar;

b ( ) dissossiar;

c ( ) dissociar;

d ( ) disosiar.

(*) Pesquisadora do GEPEFA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias.

OBS.: não deixe de assistir ao "Teste seu Português", no canal You Tube ou pelo Facebook – www.facebook.com/testeseuportuguesonline Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tvuniaraararaquarayoutube

Respostas:

Resp 1.: Allan, quando você vai parar de mangar de sua produção?

d No contexto, mangar significa: caçoar, zombar.

Resp 2.: c Aguardaremos na antessala da presidência.

Antessala (= sala de espera) Volp 2009, p. 62.

Resp 3.: d Era um camarada muito desleixado. Fazia tudo errado.

Desleixado (= negligente, descuidado).

Resp 4.: b Devemos colocar os utensílios na mesa de jantar.

Utensílios (= objetos de uso doméstico).

Resp 5.: b Os temperos estão todos na prateleira do fundo.

Prateleira (= estante em que se colocam utensílios).

Resp 6.: c Quando Sr. Manuel faleceu, seus bens ficaram para usufruto de sua esposa, Dona Maria.

Usufruto (= desfrute, gozo).

Resp 7.: a Não cometa nenhum exagero! Seja prudente!

Exagero (= procedimento descomedido ou inconveniente).

Resp 8.: Seu cavalo é jereba.

b No contexto, jereba significa: de montaria ruim, magro e fraco.

Resp 9.: Deixe de ser mordaz! Isso não leva a nada.

c No contexto, mordaz significa: irônico, maldoso.

Resp 10.: c Vamos dissociar os assuntos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Dissociar (= separar, distinguir).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP)~e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca Franca (SP) e Diário de Sorocaba Sorocaba (SP) Jornal de Itatiba Itatiba (SP) O Liberal Regional Araçatuba (SP) Diário da Serra Tangara da Serra (MT).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Grande Carnaval na Bento de Abreu “Tradição da Alegria” encerra a programação de Carnaval na terça-feira (04)

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de circo neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina “Personagens minecraft de papelão” neste sábado no Sesc Araraquara

Carnaval neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS