Teste o seu Português (677)

0
436
Padre João Morales, ministras Creusa e Glória

Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman (*)

Mudança urgente, a metanoia pregada pela Escritura… um humanismo solidário!

“Vivemos numa sociedade consumista, que afeta sua identidade pessoal e sua liberdade. Acentua-se o egoísmo que desenraiza o indivíduo da comunidade e da sociedade.” (Doc. da CNBB – 100, p. 17).

A sociedade capitalista, por mais hipócrita que isso possa parecer, se autoproclama a sociedade da harmonia. Sabemos que isso não é verdade. O sujeito, valorizado na modernidade, corre o risco de fortalecer sua subjetividade individual, seu ego, desvalorizando os vínculos comunitários. Então, se por um lado valoriza-se a pessoa, em contrapartida se enfraquece a ideia de pensar no Outro. Cresce, portanto, a ideia de que liberdade é desligar-se, libertar-se: da família, da religião, da comunidade. O pluralismo liberta as pessoas de normas fixas… por outro lado, deixa-as vazias de referências fundamentais. O pluralismo nem sempre respeita o Outro… caminhando para o indiferentismo. Nada de pertença comunitária.

Essa sociedade de contrastes desafia o ser cristão. Ser cristão não é ser “bonzinho”, como pensam alguns, mas é ser bom, viver o bem, viver os valores éticos, cidadãos, viver a dignidade e o respeito ao Outro.

Não basta a afirmação das liberdades individuais, valorizando a pessoa enquanto consome. O ser humano não deve e não pode ser coisificado; a dignidade da pessoa humana tem de prevalecer. A ambição pela vida tem de ser maior que a ambição pelo poder, pelo prazer, pelo ter!

Aos 11 de março de 2020, fomos impactados por uma notícia: o mundo passava a viver uma pandemia. Pegos de surpresa, desconhecedores das causas e suas consequências; lá se foram dois anos… máscaras, protocolos cá e lá… aprendizagens. Igrejas fechadas… distanciamento… Missas suspensas… abraços… encontros… também suspensos. Mas… pergunto: nossa Fé aumentou? Tornamo-nos mais espirituais? Crescemos com a pandemia ou somos os mesmos: acomodados, apegados aos nossos bens, aos postos que ocupamos?

Pensemos nisso: crescemos com a pandemia?

Aportamos em 2022. Março. Aos 8 do mês, a primeira Missa em Condomínio, após insólitos 2 anos. Ed. Villa Lobos, com a devida anuência da Sra. Síndica, Alice Chiuso, recebeu o celebrante, Pe. João Morales, da paróquia Santo Antônio, o músico João, ministras Creusa e Glória.

Revestido de um tom extremamente mariano, Pe. Morales celebrou a Eucaristia, de forma tocante. Seu jeito dialógico de celebrar encantou a todos. Sua dinâmica: perguntar e ouvir respostas. Sua gentileza carinhosa de sortear um mimo, representando a mulher das mulheres… a empoderada pelos séculos… a mãe de Cristo, foi um gesto impar.

Enfim, Pe. Morales foi só Amor, só espírito, só reflexão, durante a celebração. Amamos você, Pe. Morales, com seu jeito único de ser, de celebrar, de fazer-se “um” com cada um dos presentes à missa. Queremos bis!
Pelo fato de a celebração ter sido realizada aos 8 de março, dia Internacional da Mulher, fez-se à introdução da missa, uma saudação à mulher:
A Igreja rende graças por todas as mulheres: pelas mães, pelas irmãs, pelas esposas, pelas consagradas a DEUS, pelas mulheres que cuidam do ser humano na família, pelas mulheres que trabalham profissionalmente, pelas mulheres, quer sejam perfeitas… ou não. A Igreja agradece por todas, tal como saíram do coração de DEUS, com toda beleza e riqueza de sua feminilidade. E nós, agradecemos particularmente a uma mulher: Maria; Maria precede toda a Igreja no caminho da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo. Maria, modelo, encarnação do Evangelho: interceda por cada mulher, nesse seu dia! Maria, verdadeiro exemplo de uma mulher que soube fazer a vontade de DEUS.

Teste o seu Português:

01 – Responda-me: por que é preciso retirar os fiapos do __________?
a ( ) salção;
b ( ) saução;
c ( ) salsão;
d ( ) sausão.

02 – Espere um pouco! Acaba de entrar um _______ dentro do meu olho.
a ( ) cilho;
b ( ) cíleo;
c ( ) cílio.

03 – Aquele cidadão começou a ___________, depois de comer dois pratos de feijoada. Ufa!!!
a ( ) soluçar;
b ( ) solussar;
c ( ) solusar.

04 – Tomou sorvete demais e ficou com as ____________ inflamadas.
a ( ) amígdalas;
b ( ) amiguidalas;
c ( ) amídalas.

05 – Quem será o __________ do prefeito desta cidade?
a ( ) sussessor;
b ( ) susseçor;
c ( ) suceçor;
d ( ) sucessor;
e ( ) susessor.

(*) Pesquisadora do GEPEFA – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias – UNESP/Franca.

Respostas:

Resp 1.: c – Por que é preciso retirar os fiapos do salsão?
O salsão (=aipo).
Resp 2.: c – Espere um pouco! Acaba de entrar um cílio dentro do meu olho.
Cílio (= pelo que guarnece a borda das pálpebras, pestana).
Resp 3.: a – Aquele cidadão começou a soluçar, depois de comer dois de pratos de feijoada. Ufa!!!
Soluçar (= emitir ruído devido à contração do diafragma).
Resp 4.: a – c – Tomou sorvete demais e ficou com as amígdalas ou amídalas inflamadas.
Amígdala ou Amídala (= cada uma das glândulas ovóides, em forma de amêndoa, existente à entrada da garganta).
OBS.: Usa-se especialmente no plural e com maior frequência: amígdalas.
Resp 5.: d – Quem será o sucessor do prefeito desta cidade?
Sucessor (= pessoa que substitui ou sucede outra).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente – Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte – Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca – Franca (SP) e Diário de Sorocaba – Sorocaba (SP) – Jornal de Itatiba – Itatiba (SP) – O Liberal Regional – Araçatuba (SP) – Diário da Serra – Tangara da Serra (MT) – Gazeta Penhense – Penha/SP – Gazeta do Ipiranga/SP.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.