Território da Arte realiza ateliê “Banquete Antropofágico” nesta sexta (13)

0
294

Experiência artística em frente à Casa da Cultura propõe a produção de tintas a partir de legumes e frutas

A sexta-feira, 13 de maio, chega com a realização do Ateliê “Banquete Antropofágico”, atividade proposta pelo 19º Território da Arte de Araraquara. Será o primeiro ateliê “Banquete Antropofágico”, já que a atividade será realizada também nas próximas sextas-feiras (dias 13, 20 e 27 maio e 03 de junho), das 15 às 16h30, em frente à Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.

O Ateliê “Banquete Antropofágico” terá orientação de Tânia Mendonça e Conrado Checchi e propõe a criação de obra coletiva a partir de elementos naturais, como frutas e sementes, além de outros materiais e recursos expressivos. Conrado conta que este ateliê de criação é inspirado no Manifesto Antropofágico, idealizado pelos artistas do movimento Modernista da década de 20. “Esta palavra ‘antropofagia’ tem origem naquilo que algumas etnias indígenas faziam com guerreiros de comunidades opostas. Eles faziam um banquete e se alimentavam desses corpos, como se estivessem se nutrindo da sua força”.

De acordo com Conrado, a proposta dos artistas modernistas não era essa, mas inspirados nesse ato, propunham simbolicamente, deglutir os valores modernos provenientes de culturas estrangeiras, ressignificando suas expressões para elaborar uma arte genuína e essencialmente brasileira.

“O que se colocava ali como questão para esses artistas, era a dependência cultural nacional, de outras externas e alheias à nossa identidade. Então, inspirados nesse manifesto, lançamos esse ateliê de criação de nome ‘Banquete Antropofágico’, para que juntos, todas e todos participantes, tenhamos um momento poético de criação, troca de reflexões e, claro, de uma experiência sensível de cores e sons, mas também palatável já que os materiais que utilizaremos para a criação serão frutas, sementes e outros materiais expressivos”, avalia.

Podem participar pessoas de todas as idades, inclusive crianças (acompanhadas de responsável maior de idade), sendo necessária a inscrição prévia pelo e-mail educativoterritorio2022@gmail.com.

“Pretendemos que esse encontro possa fazer parte dessa busca que o Território da Arte deste ano nos propõem: ‘À Procura da Muyrakytã’, nosso amuleto que guarda nossas virtudes brasileiras e que as comunidades indígenas podem nos dar pistas de como encontrá-lo. Basta ouvir mais a natureza e valorizar nela nossas origens, aquilo que nos faz diversos, mas essencialmente humanos”, finaliza o artista.

A programação do Território da Arte de Araraquara – realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura – conta com exposições e atividades educativas, propondo um mergulho no universo gráfico e estético inspirado da obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara.

Programação – No Palacete das Rosas acontece uma exposição com as obras premiadas na mostra, além de sete obras modernistas do acervo da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida. Já na Casa da Cultura podem ser conferidas 30 obras selecionadas especialmente para o Território. As visitas podem ser realizadas no horário das 9 às 17 horas, sem necessidade de agendamento.

Além das exposições, a programação também conta com um programa educativo que implica: visita às exposições com monitores, ateliê “Banquete Antropofágico”, oficinas “Livro de Artista” e o Ateliê com os Guapos. Os grupos escolares interessados em participarem da visita monitorada, devem realizar inscrições pelo e-mail educativoterritorio2022@gmail.com .

As Oficinas “Livro de Artista”, realizadas com Merien Rodrigues, serão direcionadas aos professores da rede municipal de ensino, em oficina no Sesc Araraquara nos dias: 31 de maio e 01, 02, 03 junho, das 9 às 12 horas.

No dia 18 de maio, em frente à Casa da Cultura, haverá Ateliê com os Guapos, com Zé Gambelli e Horacio de la Rosa, para a produção de amuletos com sementes e outros elementos, a partir das 14h30.

Toda a programação do Território da Arte é gratuita.

SERVIÇO:

19° Território da Arte de Araraquara

•   Ateliê “Banquete Antropofágico” (com Tânia Mendonça e Conrado Checchi)

Dias: sextas-feiras (13, 20 e 27 maio e 03 de junho)

Horário: das 15 às 16h30

Local: em frente à Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

Inscrições pelo e-mail: educativoterritorio2022@gmail.com

•   Exposições na Casa da Cultura e Palacete das Rosas

Período: até 05 de junho

Horário: 9 às 17 horas

Endereços:

– Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa – Rua São Bento, 909 – Centro

– Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva – Rua São Bento, 794 – Centro

 Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.