Território da Arte de Araraquara divulga artistas premiados e selecionados para a 19ª edição

0
426

Mostra de Arte Visual será realizada no período de 08 de maio a 05 de junho, na Casa da Cultura e no Palacete das Rosas

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart divulgaram os artistas selecionados e premiados no 19° Território da Arte de Araraquara – a mostra de arte visual será realizada de 08 de maio a 05 de junho deste ano.

Com 36 artistas selecionados, sendo 3 premiados e 1 homenageado, o Território da Arte 2022 traz à tona o tema “À Procura da Muyrakytã”, a fim de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, propondo um mergulho no universo gráfico e estético, inspirado da obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara.

Sob curadoria do artista Lauro Monteiro, com realização da Coordenadoria Executiva de Cultura, o Território da Arte de Araraquara conta em sua equipe de produção com: Rita Michelutti, Denise Zakaib e Cezar Almeida. “Esta edição deste importante certame de artes visuais, traz à tona importantes questionamentos sobre arte contemporânea, olhando para a ruptura de 100 anos de arte contemporânea brasileira e faz uma homenagem a Mário de Andrade, em sua obra prima Macunaíma, escrita em Araraquara”, aponta o curador.

Selecionados e premiados – A organização do Território da Arte selecionou e premiou trabalhos em: pintura, desenho, escultura, assemblage, vídeo arte e colagem. A produção selecionada poderá ser conferida nos seguintes espaços: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, com os artistas selecionados; e no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, com os artistas premiados e também uma coleção pocket dos modernistas Pós-Semana de 22, do acervo da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida.

Foram selecionadas um total de 36 obras, sendo que destas, 6 foram premiados nas categorias “Premiados”, com premiação de R$ 1.500,00 para André Ianni Alvares, Daniel Morais Paschoalin e Nelson Luís Carvalho de Oliveira; e “Perspectiva Futura”, com Filipe de Moura, Lucas Pereira Elias e Milena Costa Morvillo premiados com R$ 1.000,00. Já o Prêmio Menção Honrosa foi para Otavio Zani Teixeira, que terá destaque no catálogo da mostra.

A comissão de avaliação e seleção foi composta pelo curador Lauro Monteiro, e os jurados convidados: Emerson Luiz Ferrandini, professor universitário de Artes; Rita Michelutti, arte educadora; e Cezar Almeida, artista visual. Os critérios para análise das obras foram: qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual, adequação ao tema proposto, originalidade, compatibilidade com as condições técnicas e espaciais disponíveis, e fazer parte do escopo das Artes Visuais em sua amplitude conceitual.

“O 19º Território da Arte de Araraquara representa um desafio aos artistas que, só pelo fato de se inscreverem, já são premiados, pois o Território fez refletir sobre o Brasil-Agora”, analisa Lauro.

Toda a programação do Território da Arte será gratuita e divulgada em breve.

Confira a relação dos artistas selecionados e premiados no 19º Território de Arte de Araraquara:

Artistas Selecionados
Alan Pessoa Garcia
Alessandra Cunha
Anderson T. Ferreira Dias
Andre Hansen de Oliveira
André Ianni Alvares
Annia Rízia Lima dos Santos
Bruno Rodrigues Ceccato
Carlos José Dantas
Christian Garcia Baes
Daniel Morais Paschoalin
Danilo Yamamoto
Diego Carvalho De Paula
Eduardo Augusto Nunes da Costa
Fernanda Raphael Rodrigues
Filipe de Moura
Francisco Jose Franco dos Santos
Gustavo Bissolli
Isabela De Vita Jaha
Jorge Luis Lopes Junior
Jorge Luis Morabito
José Ferreira Junior
Lucas Pereira Elias
Manoel Messias Silva de Souza
Marcelo Ribeiro dos Santos
Maria Alzira Ballestero
Maria Fernanda Alves Eva
Mayzon Tayrone Queiroz dos Santos
Merien Rodrigues Camera
Milena Costa Morvillo
Mirla Fernandes Ribeiro
Nelson Luís Carvalho de Oliveira
Otavio Zani Teixeira
Paulo Cesar Lenço
Tânia Ribeiro Soares
Virgílio Neves
Wesley Lima Brito

Artistas Premiados
André Ianni Alvares
Daniel Morais Paschoalin
Nelson Luís Carvalho de Oliveira

Artistas Premiados – Perspectiva Futura
Filipe de Moura
Lucas Pereira Elias
Milena Costa Morvillo

Menção Honrosa
Otavio Zani Teixeira

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.