Terça-feira (26) tem oficina gratuita “Papai Noel Negro”

0
456

Atividade ensinará a confeccionar bonecos natalinos usando feltros e tecidos, em dois horários: às 14h30 ou às 18h30

O Centro de Referência Afro Mestre Jorge está com as inscrições abertas para uma oficina gratuita que irá ensinar a confeccionar bonecos natalinos usando feltros e tecidos. O objetivo é trabalhar o recorte racial, destacando o protagonismo do Papai Noel Negro.
A Oficina será ministrada por Fátima Aparecida Barbosa, mulher negra, mãe solo de cinco filhos e que atua a mais de quarenta anos como artesã. Em seu currículo consta uma ampla experiência na promoção da economia étnica, tendo ministrado aulas como arte-educadora e afro-empreendedorismo em instituições públicas e privadas.
A artista tem como marca do seu trabalho: composições com tecidos africanos, chita, algodão cru e cetim, e seu foco principal é a prática da economia solidária, visando fundamentalmente o acesso das mulheres negras à moda afro e consequentemente seu empoderamento.
Fátima é militante no combate ao racismo e seu objetivo é dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico em especial às jovens e mulheres negras de baixa renda, com o intuito de impulsioná-las ao mercado de trabalho e torná-las independentes financeiramente. Ainda, Fátima desenvolve trabalhos voluntários a mais de 20 anos para diversas instituições, acreditando na filosofia africana UBUNTU, que trata da importância do relacionamento e alianças entre as pessoas e da ética humanitária.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, conta que “é sempre um presente receber as oficinas da Fati, em especial essa que protagonizará os Papais Noéis negros, pois ainda é incomum associar a figura do bom velhinho a pessoas negras, visto que a literatura sempre nos apontou o Papai Noel branquinho e de bochechas rosadas. Ainda que pese toda a ficção por trás da história, o sonho da criança negra também não podia ter a cor real e essa representatividade faz muita falta na construção do imaginário infantil. Então convidamos todos que possam despertar para esse cenário e consequentemente ganhar uma renda extra nas festas de fim de ano.”
A oficina será realizada no próximo dia 26 de outubro (terça-feira), com duas turmas: a primeira será das 14h30 às 16h30, enquanto a segunda acontece das 18h30 às 20h30. As inscrições podem ser feitas pelos fones (16)3322-8316 ou 99626-9466 ou pessoalmente no Centro de Referência Afro, localizado na Avenida Mauá 377, no Centro de Araraquara.
As vagas são limitadas. É solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição que será revertido ao Gaspa. Os inscritos por telefone devem levar a doação no dia da atividade.

SERVIÇO:

Oficina “Papai Noel Negro”
Data: terça-feira (26 de outubro)
Horários: das 14h30 às 16h30; ou das 18h30 às 20h30
Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Mauá, 377 – Centro)

Inscrições:
No Centro de Referência Afro (Avenida Mauá, 377 – Centro) ou pelos fones: (16) 3322-8316 ou 99626-9466
Inscrição: um quilo de alimento não perecível
Horário para inscrição: das 10 às 18 horas
Vagas gratuitas e limitadas

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.