Superintendente do DAEE vistoria obras de R$ 14,7 mi em Araraquara

0
359
Foto: Tetê Viviani

Investimento vai garantir a expansão do sistema de saneamento para segurança hídrica e maior oferta de água no município

A engenheira civil Mara Ramos, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Governo do Estado de São Paulo, esteve em Araraquara, na tarde desta quinta-feira (22), para vistoria técnica às obras do futuro Poço Jatobá; um investimento de R$ 14,7 milhões em obras de expansão do sistema de saneamento para segurança hídrica e maior oferta de água.

Durante a visita, Mara Ramos acompanhou explicações sobre a obra que vai ser iniciada e destacou a importância do investimento, que vai ampliar a oferta de água de qualidade para os moradores de Araraquara, assim como tratar o esgoto dos bairros Parque São Paulo, Jardim Pinheiros e Vila Jatobá.

Ela explicou que, após visitas a duas Diretorias de Bacia do DAEE, foram selecionados alguns investimentos em execução nestas duas bacias para vistoria técnica. “Já estive em São José do Rio Preto, visitando a implantação de um programa do DAEE em desenvolvimento, chamado Rios Vivos, que visa a revitalização de margens e desassoreamento, o que auxilia no combate a inundações e garante mais água e qualidade de vida para a população, e viemos agora para Araraquara visitar este investimento importantíssimo que está sendo realizado por meio de parceria do Estado com a Prefeitura. Pude observar aqui que todo o planejamento da obra foi feito e isso é importante para que tudo transcorra bem. Com todas as etapas preliminares cumpridas, agora é só começar”, afirmou a superintendente do DAEE, lembrando que a Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Edinho e o governador Tarcísio de Freitas em 18 de abril. A previsão de conclusão da obra é agosto de 2024.

Damiano Neto, vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que acompanhou a vistoria, enfatizou também que, com o investimento entregue, Araraquara passará a contar com uma nova rede de infraestrutura em saneamento básico para atrair mais empreendimentos e empregos para a região.

De acordo com o apresentado na vistoria técnica, o investimento do DAEE resultará na construção de um novo poço profundo de captação de água potável de 450 metros de profundidade, um reservatório de água potável de um milhão de litros, além de mais de 2 km de redes de abastecimento público de água potável. Será feita ainda a ampliação da rede de coleta de esgoto com a implantação de 4,4 quilômetros de coletores tronco, que serão interligados à Estação de Tratamento de Esgoto já existente.

O projeto atenderá os bairros Parque São Paulo, Altos de Pinheiros I e II, Alamedas, parte baixa do Parque Gramado, Vila Xavier, Pinheiros, Santa Clara, Americana, Estações e Biagioni. Também contemplará a futura Unidade fabril da Estrella Galícia, que escolheu Araraquara como sede de sua primeira fábrica de cerveja fora da Espanha.

Receberam a superintendente do DAEE, além de Damiano Neto; Sálua Kairuz Poleto, Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano; Donizete Simioni, Secretário Municipal de Governo; Sérgio José Pelícolla, Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos; Delorges Mano, superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara), engenheiros do Daae e representantes da Construdaher Construções Ltda., empresa responsável pela obra. Os engenheiros Thel Bertechini, do DAEE, e Lupércio Ziroldo Antônio, diretor da Bacia do Baixo Tietê do DAEE, também acompanharam a vistoria técnica.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.