N/A

SP na COP29

José Renato Nalini (*)

A capital paulistana participou ativamente da COP29, realizada no Azerbaijão, cuja capital, Baku, recebeu dezenas de milhares de participantes de todo o globo.

São Paulo levou sua experiência na adaptação da cidade para que os fenômenos extremos provocados pelo aquecimento global, fruto da insensata conduta humana em relação à natureza, não causem mortes e reduzam os prejuízos materiais.

Vários colóquios contaram com a participação da Secretaria Executiva das Mudanças Climáticas, pioneirismo do Prefeito Ricardo Nunes, pois foi a primeira Secretaria criada no Brasil e depois copiada por muitos municípios.

Num deles, explorou-se um fato quase sempre negligenciado: o desperdício de alimentação, calculado em mais de um bilhão de toneladas diárias, durante o ano de 2022. A comida que é descartada, em lugar de ser consumida, quase sempre é jogada fora no âmbito doméstico. Nada que uma boa educação de berço não possa controlar e diminuir a níveis toleráveis.

A par de levar aos partícipes da COP29 as boas notícias paulistanas, como a ampliação das áreas verdes com destinação perpétua a servirem de oásis térmicos e a melhorarem, significativamente, a qualidade do ar, São Paulo traz de Baku várias lições. É uma cidade que tem inúmeras fontes, repuxos d’água, lagos ornamentais, espelhos d’água e um uso muito consequente desse precioso líquido, que os azerbaijanos sabem avaliar, embora sejam grandes produtores de petróleo e gás.

Também serviu aos brasileiros que compareceram à COP29 o exemplo de eficiência, pontualidade, exação organizacional e polidez de todos os que trabalharam nesse grande encontro com vistas a produzir melhores resultados na tutela efetiva do clima, a maior ameaça que ronda a humanidade neste século.

Em 2025, é o Brasil a receber a comunidade internacional em Belém, na COP30, que precisa ser muito bem equacionada, pois será inevitável a comparação com o esmero das duas últimas, a COP28, em Dubai e a COP29, em Baku.

(*) É Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS