Sonho realizado: chave da casa própria

Edinho Silva e o Secretário Estadual de Habitação, Emanuel Fernandes, entregaram, nesta semana (27), 92 casas do conjunto São Rafael. Construído pelo sistema de mutirão, o bairro terá mais 100 residências que estão em fase de edificação. É o primeiro bairro pelo sistema mutirão.

Segundo Edinho, a experiência foi bem-sucedida devido à capacidade de organização do moradores. “Muita gente não acreditava que seria possível, mas foi provado o contrário. Este momento é mais importante que a entrega da primeira moradia, é vitória da dignidade e do respeito ao trabalhador”, afirmou o chefe do Executivo.

Durante a entrega das chaves, o prefeito Edinho prometeu que em breve irá realilzar o asfaltamento das ruas do bairro. “Já fizemos as guias e sargetas, está em nosso planejamento asfaltar todo o São Rafael”.

A coordenadora de Habitação, Mara Gomes, lembrou que houve momentos de desânimo. Por isso, decidiu promover o sorteio das casas antes do término das obras. “Normalmente, no mutirão a escolha de quem vai morar é feita no final. Mas, houve consenso de se escolher as residências por alguns critérios, em especial pela participação de cada um na construção”.

Motivação

Mara lembrou que as pessoas passaram a se interessar mais a partir do sorteio de casas. “Já estavam sacrificando seus finais de semana e feriados há quase dois anos, mas, ao saberem onde iriam morar tiveram novo ânimo, o que possibilitou agilizar o trabalho”.

Ainda faltam 100 casas. Segundo Mara, destas, 20 ainda estão na fase de construção e de revestimento e entre 40 e 50 precisam de cobertura para iniciar o serviço de acabamento.

Sucesso total

Durante a entrega das chaves no conjunto São Rafael, era geral: o sucesso foi alcançado neste empreendimento graças à união gerada pela construção das casas. Pelo sistema mutirão, o bairro terá o total de 192 residências.

Para Rosana Nunes Conde, é gratificante receber a chave da casa própria. “Mas foi bastante difícil trabalhar todos os finais de semana, oito horas por dia, durante dois anos. Muita gente desanimou e chegou a não acreditar que seria possível, mas buscamos coragem para termos nossa casa”. Emocionada, Rosana lembrou que muita gente ajudou até pra conseguir montar uma cozinha no canteiro de obras e cestas básicas para a alimentação do pessoal que, muitas vezes, não tinha o que trazer de casa.

Empolgação

Francisco de Assis Cruz buscava conter a emoção, mas, não escondia o orgulho de estar mudando em definitivo para o bairro. “Estamos aqui desde o início das fundações. Trabalhamos debaixo de chuva e do sol forte. Foi bastante difícil, até mesmo por ter sido o primeiro bairro construido por mutirão”, disse.

Correção

Rosana reconhece que por ser pioneiro no sistema Mutirão, o São Rafael teve alguns erros que servirão de ensinamento para outros projetos semelhantes. “Levamos dois anos para terminar porque não havia um modelo para seguirmos. Agora, outros poderão aprender com os nossos erros”.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Esquenta Carnaval 2025”: neste domingo (16) na Praça Pedro de Toledo

O futuro das feiras de economia criativa e solidária será discutido em Audiência Pública na Câmara

Congresso forte e atuante, do jeito que o povo gosta

Agarrar-se nela

IVA no Brasil: desafios, impactos e a reforma tributária

CATEGORIAS