Solenidade no Valle Verde dá início à fase 11 do “Prefeitura nos Bairros”

0
151
Foto: Tetê Viviani - Damiano Neto na abertura do Programa Prefeitura nos Bairros no Valle Verde, região nordeste da cidade.
Nova etapa do programa contempla os bairros Valle Verde, Jardim do Valle, Anunciata Palmira Barbieri, Maria Helena Lepre Barbieri e Romilda Taparelli Barbieri

Em solenidade realizada nesta terça-feira (12) na sede do Quilombo Rosa, no Valle Verde, foi aberta a fase 11 da edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros”, programa que tem o propósito de levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população. Essa décima etapa do programa, que vai até o dia 22 de dezembro, envolve os bairros Valle Verde, Jardim do Valle, Anunciata Palmira Barbieri, Maria Helena Lepre Barbieri e Romilda Taparelli Barbieri.

O vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho no ato, falou sobre o propósito do programa. “Este é um dos grandes programas do nosso governo, que exige coesão e esforço simultâneo das nossas equipes para que ele efetivamente funcione e atenda as demandas da nossa população. Ele inverte o conceito de prestação de serviços da Prefeitura porque, através dele, a Prefeitura vai até os bairros para ouvir e atender as necessidades dos moradores, nas mais diferentes áreas, com os mais variados serviços. O ‘Prefeitura nos Bairros’ só funciona realmente quando a população do bairro participa. Vamos fazer o programa acontecer”, frisou.

 
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), valorizou a passagem do programa pela região. “Sabemos que as chuvas que caem nesse período do ano causam danos à infraestrutura e trazem problemas da ordem de serviços e de zeladoria. Mas tudo será resolvido a partir de agora. Muitos colaboradores efetuarão esses serviços nos bairros aqui da região do Valle Verde. Eu quero parabenizar a Prefeitura e o prefeito Edinho por essa iniciativa que traz a administração municipal para dentro da comunidade. E parabenizo também os moradores, que dentro de poucos dias terão um bairro muito mais bonito”, pontuou.

Maria da Silva Santos, que representou os moradores da região, destacou a passagem do programa pela região. “Essa região foi crescendo, se espalhando, surgiram outros bairros, e quanto mais cresce, mais necessidades vão surgindo. Estamos longe do Centro, isso é uma realidade, por isso tudo o que vem para o nosso bairro como um todo, vem para fazer a diferença na vida dos moradores”, apontou.

A solenidade, que contou com uma apresentação das Oficinas Culturais de cavaquinho com o professor Leonardo, também teve a presença dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota) e Marchese da Rádio (Patriota). Também marcaram presença o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a secretária de Saúde, Eliana Honain; o secretário de Governo, Donizete Simioni; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Administração, Juliana Lujan; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a gestora do Quilombo Rosa, Maria Cristina Teodoro, além de coordenadores e gestores da Prefeitura.

 
O programa

A edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros” foi iniciada no dia 28 de fevereiro e teve sua fase 1 realizada na região do Parque Residencial São Paulo, a fase 2 na região do Parque das Hortências, a fase 3 nos bairros que compõem a região do Cecap, a fase 4 na região que envolve os bairros Yolanda Ópice, Jardim Martinez e Vila Melhado, a fase 5 na região que envolve São José, Carmo, Quitandinha, a fase 6 na região do Jardim Universal, Santana e Laranjeiras, a fase 7 no Vale do Sol, Paraíso, Jardim Maria Luiza, a fase 8 no Jardim Imperador, Jardim Brasília e Santa Angelina, a fase 9 na região do Selmi Dei e a fase 10 na região do São Rafael e Jardim Indaiá.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros. Ações de combate à dengue também integram a agenda de serviços da edição 2023 do Prefeitura nos Bairros, com vistoria e retirada de inservíveis de imóveis e atividades educativas nas escolas da região.

O “Prefeitura nos Bairros” conta também com o plantão de atendimento social, onde todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, Programa de Mediação de Conflitos, cadastros da Habitação, ações educativas, dentre outros.

O atendimento social dessa nova fase será realizado nos mesmos dias (12 a 22 de dezembro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, também na sede do Quilombo Rosa, que fica na Avenida Lázaro Machado, 1150, Valle Verde.


Esporte, cultura e lazer

Uma das novidades da edição 2023 do Prefeitura nos Bairros é a ação social “Ruas de Lazer”, que oferece esporte, cultura e lazer para toda a família. Para essa 11ª fase, o encontro está marcado para este domingo (17), das 10h às 13h, também no Quilombo Rosa.

O encontro terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (futebol, taekwondo e atletismo) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de yoga e ritmos com os professores do programa Saúde na Praça, além de aulas de artesanato com as equipes das Oficinas Culturais.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.