N/A

Solenidade marca tombamento do Baile do Carmo como Patrimônio Cultural de Araraquara

Prefeito Edinho assinou decreto durante ato realizado nesta segunda-feira (8) na Casa SP Afro Brasil

Na noite da última segunda-feira (8), a Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, na Vila Xavier, recebeu a solenidade que marcou a assinatura do decreto que determina o tombamento do Baile do Carmo de Araraquara como Patrimônio Cultural do Município.

O prefeito Edinho, que assinou o documento, comentou que é impossível entender a história de Araraquara sem entender a luta de resistência do povo negro. “Diversas lutas foram materializadas em expressões culturais, de resistência. O Baile do Carmo nasce como um ato de resistência para que a população negra resistisse a todo o processo de preconceito e descriminação. Então eu não tenho nenhuma dúvida que nós estamos, com esse reconhecimento, dando mais um passo para dar protagonismo às manifestações e os instrumentos de luta dos negros pelo reconhecimento, pela igualdade. Mais um gesto para a justiça histórica, para que a gente recupere a memória e porque, só com a memória latente, é que as novas gerações vão lutar para que a igualdade seja algo central na construção de uma cidade que seja, efetivamente, justa e de todos e todas”, salientou.

Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-raciais da Prefeitura, também valorizou o tombamento. “O tombamento imaterial do Baile do Carmo é uma conquista para a comunidade negra araraquarense, pois o mesmo já é reconhecido nacionalmente e em diversos países. A tradição e o simbolismo do baile se unem numa peculiaridade que só nossa cidade tem. São 136 anos de história e resistência do povo negro, mantido com muita luta e esse documento é a certeza que o tempo não apagará toda trajetória que hoje é festiva, mas também teve no caminho muita discriminação e sofrimento.  Vida longa ao Baile do Carmo”, frisou.
Em 2023, a Câmara Municipal entregou um relatório ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (COMPPHARA), solicitando o reconhecimento da festa como Patrimônio Cultural do Município.

O documento, com 27 páginas, descreve a história e a importância do Baile do Carmo para a cultura de Araraquara e para a comunidade negra. A pesquisa histórica foi conduzida pela vereadora Fabi Virgílio (PT), com colaboração da jornalista Fernanda Miranda e consultoria de Valquíria Tenório, Cláudio Claudino e Alessandra Laurindo.

No século passado, por conta de uma cultura racista, negros e brancos não podiam ocupar os mesmos lugares, por isso, o baile ganhou uma notória importância para a comunidade negra da cidade e da região. O evento tem esse nome por conta das cerimônias religiosas realizadas ao entorno da Igreja do Carmo, que era uma das poucas que permitia a entrada de pessoas negras. A edição deste ano será realizada de 10 a 14 de julho, com uma programação que conta com feijoada, futebol, música e um jantar de gala.

Também marcaram presença na solenidade os vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (Progressistas); a secretária de cultura, Teresa Telarolli; o presidente do Comphara, Joel Venceslau de Oliveira Jr.; e Daniel Amadeu Martins Filho (Costa), presidente do Baile do Carmo.

O Baile do Carmo

O Baile do Carmo tem sua origem na primeira metade do século XX, provavelmente na década de 30. Tratava-se, nesse momento, de um “baile de gala”, realizado no Teatro Municipal de Araraquara, com música executada pelas mais famosas orquestras do estado de São Paulo e indumentária específica. Com algumas modificações, o evento prosseguiu até o final da década de 80 sendo realizado por associações recreativas negras. No final da década de 60, o baile passa a ser realizado em salões de clubes das elites araraquarenses, sendo prova da atuação e negociação entre os diretores das associações e os proprietários desses salões, visto que esses salões não eram acessíveis para negros em dias habituais.

A partir de 1987, com a extinção das associações recreativas, o evento passa a ser realizado por um promotor de eventos que transforma o Baile do Carmo em uma semana de festividades, com diversos eventos, tais como futebol, desfile de moda, coquetel dançante, pagode e feijoada. Além da criação de outros eventos, para atrair a participação jovem, a própria “noite de gala” foi sendo transformada a partir da modificação no repertório musical, que incluiu outros estilos. O Baile do Carmo da atualidade é um amplo evento que procura agradar a todos os gostos e idades. No entanto, desde a origem, o evento tem a capacidade de reunir diversas gerações, pois muitos pais e mães levavam suas filhas e filhos para o evento, para apresentá-los à comunidade.

Edição 2024

O Baile do Carmo 2024 terá sua programação iniciada nesta quarta-feira (10), às 20h. A abertura será com um show de Vanessa Jackson e Thulla Melo no Sesc Araraquara, com entrada gratuita para o público. Na quinta-feira (11), às 20h, o Quintal do Carmo receberá show “Do hip-hop ao samba” com KL Jay (Racionais MC’s) e Quarteto Preto. Na sexta-feira (12), às 22h, será realizado o “Baile da black music” com banda Multigroove, no salão de festa Orfanato Renascer, no Jardim Água Branca.

O final de semana também vem repleto de atrações, No sábado (13), às 14h, a Ascar receberá o evento “Sabadão Futebol & Samba” com Batuque 011 e Sté Oliveira. No mesmo dia, às 22h, será realizada a “Noite de gala” com orquestra Jazz Big Band, DJ Rodrigo Rosa e Serginho Empório da Nostalgia, no salão de festa do Orfanato Renascer. No domingo (14), às 11h, o Orfanato Renascer receberá a “Feijoada da família”. Às 16h, o mesmo local sediará o último evento da programação, o “Quintal do Pagodinho”, com Zé Roberto, Pedrinho da Flor, Leandro D’Menor, Samba da Seriguela e DJ Bogé.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Fotos: Tetê Viviani

Daniel Martins, o Costa, durante assinatura de decreto que torna o Baile do Carmo patrimônio cultural de Araraquara

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS