N/A

Soldado dos EUA vista em fotos de abuso diz que “cumpriu ordens”

Judith Crosson

A soldado norte-americana Lynndie England, fotografada rindo e segurando um prisioneiro iraquiano nu com uma coleira, disse na terça-feira que foi instruída a posar para a fotografia por pessoas acima dela na escala de comando.

As fotos de Lynndie England e de outros soldados norte-americanos abusando de iraquianos na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá, foram mostradas em todo o mundo, chocaram norte-americanos e criaram um grave revés aos esforços dos Estados Unidos de estabilizar o Iraque.

England, principalmente, foi acusada de abuso pelo modo como sorria nas fotografias, com um cigarro pendurado na boca.

“Eu fui instruída por pessoas em um escalão superior para ficar ali, para segurar essa coleira … e eles tiraram uma foto e isso é tudo o que eu sei”, disse England, que está grávida de quatro meses, à emissora de televisão de Denver KCNC, uma afiliada da CBS.

A entrevista foi realizada em Fort Bragg, onde England está sob custódia.

Ela disse ter pensado, na época que as fotografias foram tiradas, em outubro passado, que a atividade era estranha. “Eu achei que era meio esquisito”, disse ao ser questionada sobre o que sentiu ao ficar ao lado de um homem nu.

Quando questionada se os iraquianos na prisão receberam um tratamento ainda pior do que foi mostrado nas fotografias, ela respondeu “sim”, mas se recusou a dar mais detalhes, seguindo o conselho de seu advogado.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS DURANTE O CARNAVAL

Museu Ferroviário encerra visitação às 14h nesta sexta-feira (28) para manutenção

Amizade

Infeliz por Mal-Acostumado (a)

Deise dos Anjos: uma Serial Killer Brasileira?

CATEGORIAS