Socióloga Grasiela Lima é homenageada com Prêmio Heleieth Saffioti 

0
373

Instituído pela Mesa Diretora da Casa de Leis em 2011, premiação tem o objetivo de homenagear mulheres que se destacaram na área social 

Uma noite histórica para Araraquara. Assim, as mulheres que ocuparam a mesa de honra do Plenário da Câmara Municipal definiram a Sessão Solene, realizada na noite de sexta-feira (01), que concedeu o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” à socióloga Grasiela Lima, “um sinônimo de luta e transformação”, como reiterado ao longo da cerimônia. A abertura do evento contou com performance do grupo da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, que dançou, tocou e cantou na escadaria da Câmara.

Todo o evento foi conduzido pela vice-presidenta do Legislativo Municipal, vereadora Thainara Faria (PT), que destacou: “O que nos uniu foi a luta pelos nossos direitos, e não só pelos direitos das mulheres – o que já seria demais – mas lutamos pelos direitos de uma sociedade equânime, que trate as pessoas e as defenda em todas as suas necessidades”.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária municipal de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte, falou sobre a importância da homenagem – ou femenagem, como dito pelas mulheres que ocuparam o púlpito: “O prêmio, para você, é o símbolo do reconhecimento das nossas lutas e, ao mesmo tempo, um farol, um horizonte, um caminho, um percurso a seguir em todos esses espaços onde você atua, levando conhecimento, informação e sua energia”.

Em sua fala de agradecimento, Grasiela resgatou parte de sua trajetória à frente de iniciativas de acolhimento e empoderamento femininos, como no Centro de Referência à Mulher e na coordenação do projeto Promotoras Legais Populares. “Nós, mulheres que lutamos, somos herdeiras de outras mulheres que vieram antes de nós e somos também mulheres que lutam com mulheres que estão ao nosso lado. Um prêmio como o de Heleieth Saffioti é um prêmio que está sendo compartilhado com outras mulheres que lutam como nós por uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou.

Sobre o Prêmio 

O Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” foi instituído pela Mesa Diretora da Câmara Municipal em 2011, com o objetivo de homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, valorizando a mulher no contexto da cidadania. As homenageadas são indicadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara, representado, na ocasião, por sua presidenta, Rita de Cássia Ferreira.

“Eu sou, porque nós somos. E foi assim que o nosso conselho se reuniu e indicou a Grasiela. Ela representa, neste momento, um novo ciclo, este renascer para a gente poder pensar em políticas públicas para as mulheres em todos os enfrentamentos que nós temos”, justificou Rita.

A indicação do nome de Grasiela Lima ao Conselho foi feita por entidades e parlamentares municipais, entre eles, as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Thainara Faria, todas do PT, e os vereadores João Clemente (PSDB) e Paulo Landim (PT). “Uma mulher de coração generoso, de pensamento no coletivo, de compromisso com a democracia e sempre pensando no recorte de gênero. Uma luta de décadas, um legado ímpar, uma vida florida, simpática, e sempre em consonância com nossos princípios e valores”, enfatizou Fabi Virgílio.

Participaram ainda da cerimônia as vereadoras Filipa Brunelli (PT) e Luna Meyer (PDT), promotoras legais populares, a secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, e outros gestores municipais.

Sobre a homenageada    

Grasiela Lima tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e mestrado e doutorado em Sociologia, também pela Unesp. Atualmente é professora e coordenadora do Núcleo de Extensão e Ação Comunitária (Neacom) das Faculdades Integradas de Jaú.

Atua na ONG Fundação Araporã, onde coordena o Grupo de Estudos “Educação das Relações Etnicorraciais na Temática Indígena” (GEERERI). Ela também é uma das coordenadoras do Estado das Promotora Legais Popular, que tem como objetivo empoderar as mulheres por meio de cursos de capacitação.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.