Com Araraquara, a vizinha integra da Região Central que tem tudo para diluir concorrência predatória do passado, do passado mesmo.
Decorrente de novos tempos de interação e tendo em vista o fortalecimento da Região Central (fórmula encontrada pelo então governador Quércia para contentar as duas cidades-irmãs (na época tinha muito pouco de "irmãs"), diretores da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), nesta semana, visitaram a congênere araraquarense. Foram recebidos pelo presidente Valter Merlos e outros membros da entidade.
A visita marca o início de uma série de encontros das cidades que formam a subsede da FACESP (Federação das Associações Comerciais) cuja séde se localiza em São Carlos e que visa a união da categoria empresarial da região.
O presidente da ACISC, José Eduardo Casemiro, considerou que a Associação Comercial e Industrial de Araraquara, além de ser uma das mais conceituadas instituições do interior, tem um grande poder de representatividade junto ao empresariado regional e um envolvimento muito forte na esfera política. Segundo ele, São Carlos e Araraquara com as demais co-irmãs devem traçar um projeto que acelere o processo de desenvolvimento das atividades comerciais e industriais nesta região central do Estado. "Estamos solicitando ao Valter Merlos é que a ACIA esteja integrada neste movimento", afirmou Casemiro.
Apoio total
Valter Merlos, com experiência de empresário que sabe o que representa multiplicar para dividir e, com a bagagem de ex-governador de Rotary que busca o trabalho e fraternidade para a construção de um mundo melhor, enalteceu a iniciativa da ACISC. "Considero essa união profundamente salutar, vai permitir troca de informações e experiências entre os associados das co-irmãs e implantação de uma política agressiva, mas, com os pés no chão, a fim de conseguir o avanço das atividades empresariais. Araraquara e São Carlos têm a inadiável função de colocar seu potencial econômico e cultural a serviço das demais cidades no contexto do melhor municipalismo", afirmou o presidente Merlos.
Facira-2008
Durante o encontro, diretores de São Carlos se prontificaram em promover a FACIRA 2008, a fim de sensibilizar os empresários vizinhos e parceiros a participar do evento, em agosto.
"Reconhecemos que a FACIRA é uma marca muito forte e deve ser vista como vitrine para exposição das riquezas regionais", completou Casemiro. (Texto baseado em release da Marzo Comunicação)