Situação da frota de ônibus coletivo é explicada pela Prefeitura

0
369

Vereador João Clemente (PSDB) questionou tempo médio de circulação dos veículos e regularidade dos horários

No Requerimento nº 997/2021, o vereador João Clemente (PSDB) questionou as condições da frota de ônibus responsável pelo transporte público municipal de passageiros, além do cumprimento dos itinerários e horários previstos. No dia 12 de novembro, a Prefeitura forneceu, entre outras informações, dados sobre o tempo médio de circulação e a frequência de manutenção de cada veículo.
No documento parlamentar, Clemente também perguntou sobre eventuais veículos de reserva em caso de necessidade de substituição. “Nosso objetivo é levantar informações sobre a qualidade dos veículos do transporte coletivo urbano e a regularidade dos horários das linhas”, justifica.
De acordo com a Controladoria de Transporte de Araraquara (CTA), o contrato firmado entre o Município e a Consórcio Araraquara de Transporte, responsável pela exploração do serviço de transporte público urbano, determina que a idade média da frota não poderá ser superior a seis anos e a máxima individual de cada veículo será de oito anos.
Segundo ainda a CTA, as empresas contam com veículos reservas e todas as unidades passam por manutenção preventiva a cada cinco mil quilômetros. “São realizadas, também, inspeções de saída nos veículos e, além disso, sempre que necessário, são realizadas ordens de serviços corretivas para solucionar pequenos problemas, detectados pelos motoristas”, informa a nota.

Oferta de transporte

A CTA detalha que a programação da oferta do transporte faz uso das seguintes informações: “a demanda de passageiros transportados por linha através do SBA [Sistema de Bilhetagem Automática]; a faixa horária e sentido de operação através do Sistema de GPS; o sobe e desce de passageiros no Terminal Central de Integração através do monitoramento de 32 câmeras; o intervalo médio entre partidas; e as condições de capacidade dos veículos”.
Em alguns casos, também são realizadas pesquisas operacionais para validar a precisão das informações geradas e o monitoramento da operação, levando em consideração as manifestações dos usuários através dos seguintes contatos:

  • Controladoria do Transporte de Araraquara: WhatsApp (16 3303-7277), telefone 3303-7293, [email protected], www.ctaonline.com.br
  • Aplicativo HoraBus
  • Conselho de Usuários do Transporte Coletivo de Araraquara, situado no Terminal Central de Integração
  • Consórcio Araraquara de Transporte – CAT (0800-778-9696, 3333-1962 ou 3303-1959, [email protected] , www.novocardararaquara.com.br )
  • Viação Paraty Ltda (3303-1963 ou 3334-7800, www.viacaoparaty.com.br )
  • Empresa Cruz de Transportes (0800-881-5237, 3311-4000, [email protected] , www.empresacruz.com.br) (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.