Siga Antenado alerta população da região de São Carlos e Araraquara sobre possíveis interferências no sinal de quem usa parabólica tradicional

0
440

 Problema pode ocorrer assim que o 5G for ativado em nove cidades da região que já têm autorização para implantar a tecnologia. Quem utiliza parabólica convencional deverá trocar pelo modelo digital.

A instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para mais 168 municípios da Região Sudeste, dentre os quais, nove são da região de São Carlos e Araraquara. São eles: Analândia, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dobrada, Dourado, Ibaté, Nova Europa, Ribeirão Bonito e Trabiju. Com a liberação do sinal, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais. Para a população de menor renda, a substituição é gratuita.

A troca se faz necessária, pois a população que utiliza a parabólica tradicional para receber sinal de TV aberta poderá enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.

Famílias de baixa renda têm direito à substituição gratuita

Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do equipamento digital. Para saber se você tem direito, basta acessar o site da Siga Antenado ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

São Carlos e Araraquara são as cidades com maior número de famílias que devem ser atendidas, com 4.449 e 4.272 kits previstos, respectivamente. Confira abaixo o número de kits estimado para cada cidade da região:

Cidade Kits
Américo Brasiliense 639
Analândia 85
Araraquara 4.272
Boa Esperança do Sul 258
Descalvado 594
Dobrada 151
Dourado 176
Gavião Peixoto 83
Ibaté 547
Motuca 84
Nova Europa 178
Ribeirão Bonito 234
Rincão 194
Santa Lúcia 217
São Carlos 4.449
Trabiju 29

Melhor qualidade

De acordo com Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, a nova parabólica digital tem melhor qualidade de imagem, de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma Guerra.

As famílias que utilizam outros sistemas de recepção para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá qualquer mudança em seus equipamentos.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

(Ágatacom – Assessoria de imprensa regional)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.