Shopping Jaraguá é premiado pela Abrasce por projeto de sustentabilidade

0
363

Percentual de reaproveitamento de resíduos está na casa dos 93%; iniciativa ainda soma educação e geração de renda.

O Shopping Jaraguá acaba de receber o prêmio Abrasce 2021 na categoria Tecnologia Aplicada à Operação pelo projeto Abrace o Planeta, que desde 2019 dá a destinação adequada aos resíduos sólidos produzidos na unidade, reduzindo o impacto da destinação em aterros e proporcionando a geração de renda para cerca de 200 famílias. O Shopping Jaraguá ficou com o terceiro lugar na categoria, o que é considerado uma grande conquista para a unidade.
O projeto Abrace o Planeta é, na prática, a destinação adequada (reciclagem, compostagem ou aterro) de todos os resíduos e rejeitos gerados no shopping por lojistas, funcionários e clientes durante o momento de consumo. Segundo Rafael Soares, gerente operacional e responsável pela implantação e condução do projeto, o sucesso do projeto é fruto do trabalho de conscientização e engajamento junto aos lojistas, essencialmente.
“Fizemos inúmeras campanhas com nossos clientes, mas conseguimos os melhores resultados junto aos lojistas. Não só orientamos, mas visitamos cada operação para ver como poderíamos separar o lixo sem impactar significativamente a rotina dele. O impacto deveria ser o resultado”, explica.

NÚMEROS
O projeto Abrace o Planeta foi lançamento oficialmente em setembro de 2019 depois que o piloto demonstrou resultados satisfatórios – em seis meses, cerca de 92 toneladas de resíduos orgânicos haviam sido transformadas em adubo e 211 toneladas de recicláveis haviam retornado para a cadeia.
Hoje, o projeto soma 627.410 toneladas de material reciclável reaproveitado e 251.340 toneladas de resíduo orgânico processado. Em termos percentuais, o Abrace o Planeta também tem resultados surpreendentes: o reaproveitamento de resíduos chegou a 93% nos primeiros seis meses desse- ou seja, de todo o lixo produzido no Shopping Jaraguá, apenas 7% vai para aterros.
“Eu desconheço um projeto com esses resultados em outro shopping brasileiro. O percentual de reaproveitamento nos Shopping Jaraguá é excepcional, surpreendente mesmo. Mas não é só isso. O impacto ambiental é enorme quando pensamos em cadeia”, finaliza Teixeira.

SERVIÇO
Shopping Jaraguá Araraquara
Local: Av. Alberto Benassi, 2.270, Jardim dos Manacás – Araraquara
Fone (16) 3335-7286
www.shoppingjaragua.com.br
Estacionamento gratuito de segunda à sexta, com consumo mínimo de R$ 40, até às 15 horas.

LOJA SUSTENTÁVEL – ABRACE O PLANETA
Aberta à visitação, a loja apresenta as iniciativas do Shopping Jaraguá para preservar o meio ambiente e recursos naturais do planeta. Em foco o projeto de gerenciamento de resíduos, que consiste na destinação adequada de todo o lixo produzido no estabelecimento –tanto por clientes quanto por funcionários e lojistas.
No corredor da Riachuelo, ao lado da Vivo.
Horário de funcionamento shopping.
(Imprensa – Aktus – e-mail: [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.