“Setembro Vermelho” alerta para doenças cardiovasculares em cães e gatos

0
330
Coordenadoria de Bem-estar Animal destaca importância das consultas rotineiras com o médico veterinário

No calendário temático da medicina veterinária, setembro é o mês das doenças cardiovasculares, por isso ele é vermelho. O universo das doenças cardiovasculares em cães e gatos é amplo. Um grande perigo dessas doenças é que, nos estágios iniciais do desenvolvimento, elas, geralmente, são silenciosas. Ou seja, os animais são assintomáticos.
Tutor nenhum, então, desconfiaria da presença de uma disfunção cardiovascular em seu animal nessa fase, porém ela está lá, presente, e vai progredir. O desenvolvimento das manifestações clínicas associadas à disfunção cardiovascular, na maioria das vezes, aparece quando a doença assume estágios mais avançados. E, a depender do momento do diagnóstico, o tratamento pode ser mais desafiador e oneroso.

Os principais sinais relacionados às doenças cardiovasculares em pequenos animais são: tosse ou angústia respiratória, Fraqueza, síncopes (desmaios), intolerância ao exercício, distensão abdominal em virtude de ascite, além de morte súbita devido ao edema pulmonar agudo fulminante ou fibrilação ventricular.

Nesse contexto, o “Setembro Vermelho” visa destacar a importância do diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, em especial nos assintomáticos. Por isso, a Coordenadoria de Bem-estar Animal ressalta, mais uma vez, a importância das consultas rotineiras com o médico veterinário. Mesmo na ausência de sinais clínicos, o profissional é capaz de diagnosticar essas doenças, pois existem alterações fisiológicas ou anatômicas que podem ser detectadas com a avaliação do animal. O diagnóstico precoce possibilita a instituição da terapia também precoce, permitindo maior qualidade de vida e longevidade.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.