Sete dicas para sua saúde

Texto: Heloisa Paiva

Nada melhor que mudar alguns hábitos para começar o ano com o pé direito

Toda passagem de ano é a mesma coisa. As pessoas se comprometem a mudar de atitude com relação a diversos assuntos e grande parte acaba cumprindo somente 10% dos propósitos. Mas, para que se realize o verso cantado no Réveillon “…saúde pra dar e vender…”, é preciso estar atento e realmente disposto a se cuidar mais no ano que se inicia. Diversos especialistas apontam sete pequenas mudanças que resultam em grandes resultados.

1. Inicie 2007 pondo em prática o projeto caminhar. Três vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos, caminhe em ritmo acelerado. Com certeza, essa atitude aumentará sua capacidade cardiorrespiratória, a circulação sangüínea, garantindo também uma aparência mais saudável e bonita, além de combater a flacidez, diz o cardiologista Alexandre Santos, do Hospital Santa Paula.

2. Reveja sua relação com o computador. Se você é daquelas pessoas que passam horas em frente ao monitor, atenção: faça pausas de 15 minutos a cada duas horas de uso. Além disso, acostume-se a piscar com mais freqüência enquanto está navegando na web para evitar o ressecamento da vista, informa o doutor Renato Neves, diretor da Eye Care Oftalmologia.

3. Dê mais atenção a seu sono. Dormir bem significa mais equilíbrio emocional e mais saúde. Evite ingerir café, chá-mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite, para não comprometer seu descanso, afirma o João Geraldo Simões Houly, responsável pela UTI do Hospital Santa Paula.

4. Estresse em casa? Pense duas vezes antes de brigar com o marido ou com a mulher, porque quem se prejudica é você. E não basta apenas querer ficar feliz para escapar dos problemas. Invista em atividades como meditação e relaxamento, já que elas liberam substâncias protetoras na circulação e diminuem os hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina, explica o cardiologista Otávio Gebara, do Instituto de Cardiologia de São Paulo.

5. O câncer ainda é uma das principais causas de morte por doença. E a melhor arma para se combater o câncer é adotar um estilo de vida saudável e incorporar o hábito de fazer exames preventivos a partir dos 35 ou 40 anos, diz Marcelo Secaf, médico radiologista da URP Diagnósticos Médicos.

6. Que tal começar o ano comprando um bom travesseiro e jogar fora aquele outro, cheio de ácaros? Os ácaros desencadeiam rinite alérgica, conjuntivite, eczemas e dermatites em pessoas mais sensíveis. Como são difíceis de ser removidos, evite dormir em quartos com carpetes, tapetes e cortinas de tecido. O travesseiro não deve ser de pena e tem de ser substituído todo ano, esclarece Sônia Moura, bíologa da Praxis Controle de Pragas.

7. Para se livrar da tensão acumulada nos ombros, adote o movimento do tô nem aí – eleve os ombros até a altura do queixo e solte. Repita cinco vezes esse movimento, pelo menos três vezes ao dia, durante todo ano, ressalta o médico ortopedista Lafayette Lage. (www.ppagina.com.br)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A poesia é um dom

O leão e a gazela

Ainda Estamos Aqui

Um Brasil Exótico

A verdadeira motivação por trás do banimento da carne do Brasil pelo Carrefour

CATEGORIAS