Sesi Araraquara faz jogo histórico nesta quarta-feira (15)

0
110
Foto: Ellen Costa - Sesi
Na reabertura do Gigantão, meninas do basquete vão à quadra para duelo que encerra a primeira fase da LBF
 
Elas já marcaram seu nome na história do esporte araraquarense ao conquistar o título do Campeonato Paulista de Basquete Feminino do ano passado e nesta quarta-feira (15) terão pela frente mais um compromisso que ficará na memória dos apaixonados pelo esporte. Às 19h30, as meninas do Sesi Araraquara vão à quadra para encarar o AD Santo André em partida que marcará a reabertura do Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão. A entrada é gratuita ao público, que antes da bola subir poderá acompanhar, a partir das 18h, a solenidade de entrega das obras de reforma do local que é um dos mais tradicionais palcos esportivos do interior paulista.

O público que marcar presença no ginásio vai conferir de perto o confronto entre dois times que se encontram entre as melhores campanhas na Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne as maiores forças da modalidade no Brasil. O Sesi Araraquara, comandado pelo técnico João Camargo, já tem sua liderança confirmada na primeira fase, já que possui 33 pontos (16 vitórias e apenas uma derrota) e não pode mais ser alcançado pelo vice-líder Sampaio Basquete-MA, que tem 32 (14 vitórias e 4 derrotas) e já atuou pela última rodada. Já o adversário desta quarta possui 29 pontos (12 vitórias e 5 derrotas) e joga para segurar a terceira colocação.

A equipe araraquarense também vem embalada por seis vitórias consecutivas. Na última delas, venceu o Unisociesc/Blumenau por 66 a 64 no dia 4 de maio no Ginásio do Sesi da Vila Xavier. A cestinha da partida foi Leila, do Unisociesc/Blumenau, que marcou 31 pontos e registrou seu novo recorde em 11 temporadas na liga. Por Araraquara, a maior pontuadora foi Gabriella Sossô, com 17 pontos, porém Maila, com 13 pontos, foi eleita a melhor jogadora em quadra. A partida contou com a presença do prefeito Edinho, que foi convidado para entregar o prêmio para Maila. “Parabéns a todas as atletas, ao técnico João Camargo, à comissão técnica, à coordenadora Roseli Gustavo e a toda a diretoria do Sesi por essa parceria no investimento no basquete de Araraquara”, declarou Edinho na ocasião.

Os confrontos da fase de playoffs da LBF só serão confirmados após a realização de todos os jogos desta primeira fase.

 
Gigantão
 
O Gigantão, que será reaberto nesta quarta, passou por obras de recuperação estrutural que contemplou a área interna e externa com os serviços de revestimentos nos pilares e em pontos mapeados na cobertura. Os pontos de trincas e fissuras foram tratados e revestidos com nova massa composta de materiais antiferrugens. A recuperação dos pilares ocorreu com suporte de plataforma hidráulica e máquinas de corte. O serviço de impermeabilização também foi feito no suporte embaixo das arquibancadas, no “porão” do Gigantão. Também foi implantada fibra óptica nas cabines de imprensa para potencializar as transmissões dos eventos esportivos e a velocidade do tráfego de dados. Foi realizada uma revisão da iluminação da quadra, enquanto o piso de madeira flutuante já recebeu o verniz de fundo e as linhas demarcatórias das modalidades (basquete, futsal, voleibol e handebol). Nesta terça-feira (14), o ginásio passou pelos últimos retoques de pintura e limpeza.
 
História
 
O ginásio foi projetado em 1967 com o objetivo de ser uma referência esportiva no interior paulista. Foi inaugurado oficialmente no dia 11 de outubro de 1969. Hoje, 52 anos depois de ser inaugurado, o local ficou marcado por momentos memoráveis de modalidades como basquete, vôlei, futsal e handebol, além de shows musicais e até apurações de votos de eleições. Em 2010, o local sofreu uma ruptura em uma de suas abas externas, o que fez com que ficasse interditado por mais de dois anos. Em 2013, após uma ampla reforma, o local foi novamente entregue à população. Já a atual reforma, que começou com um acordo com o Ministério Público do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, teve início em novembro de 2020.


Protocolo de prevenção à Covid-19

Vale destacar que, por ser um ambiente fechado, será exigido o uso de máscara no local, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-9. Para adentrar o ginásio, também é preciso apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo. Outra opção é apresentar teste tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no jogo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta