Servidores do IBGE já estão em campo nas ruas de Araraquara

0
255
Foto: Divulgação IBGE
Censo Demográfico 2022 realiza pesquisa urbanística antes de dar início à visitação dos domicílios para aplicação dos questionários


A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão público federal responsável pela produção de dados e informações oficiais de natureza geográfica, estatística, demográfica e socioeconômica, iniciou a realização do Censo Demográfico 2022, que constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do Brasil e em seus recortes territoriais internos.

Um dos diversos desafios que envolvem uma operação deste porte está em lidar com a questão da insegurança, que pode gerar na população um receio em atender os entrevistadores. Por este motivo, o IBGE salienta que adota várias ações para evitar esse problema, como a uniformização dos recenseadores, cuja identidade pode ser checada online em tempo real. Outras alternativas buscadas pelo órgão são parcerias locais com instituições públicas e privadas de segurança, como Polícia Militar, Guarda Civil, empresas de segurança privada, entre outras.

Qualquer cidadão pode conferir a identidade dos funcionários do IBGE (efetivos e temporários) através do site oficial da instituição: https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html. Para tal, basta informar RG, CPF ou a matrícula do funcionário. Desta forma, é possível confirmar a identidade dos agentes censitários e recenseadores que estão em campo.

As atividades censitárias serão realizadas em duas etapas: a primeira consiste na Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, na qual os agentes censitários supervisores percorrem as ruas para avaliar questões de infraestrutura urbana, como a pavimentação das vias, iluminação pública, condições de acessibilidade, arborização, entre outras. Essa pesquisa está sendo realizada desde o dia 20 de junho, em todo o país. Já a segunda etapa, que será executada pelos recenseadores a partir de 1º de agosto, compreende a visitação dos domicílios e a aplicação de questionários junto aos seus moradores, com o objetivo de realizar a contagem da população e coletar dados sobre suas características.

Para que tenhamos sucesso na operação do Censo, é solicitado a cada cidadão sua colaboração para atender o IBGE e prestar as informações de forma segura. O IBGE fica à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários pelos telefones (16) 3322-1410 e (16) 3322-8128, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.