A estudante do curso de Biologia da Universidade de Araraquara Uniara, desenvolveu estudo "Ocorrência de serpentes na macrorregião de Araraquara: o caso da Embraer Gavião Peixoto", sob orientação do professor Olavo Nardy. O trabalho foi um dos contemplados pelo "XIII Congresso de Iniciação Científica – CIC" da universidade, na categoria "Originalidade do tema", em premiação de dezembro.
MAIORIA
"A maior parte dos acidentes causados por serpentes peçonhentas é atribuído principalmente àquelas do gênero Bothrops. A espécie Bothrops Alternatus, conhecida comumente como Urutu Cruzeiro, é uma serpente terrestre, de grande porte e corpo robusto. Ela e outros representantes da família Viperidae possuem o mecanismo mais aprimorado de envenenamento conhecido entre as serpentes", contextualiza Lorenna.
PRESENÇA
Com isso em mente, averiguou-se a ocorrência desses animais no perímetro da macrorregião de Araraquara e da fábrica Embraer em Gavião Peixoto, registradas pelo Centro Municipal de Controle de Vetores, no período de janeiro de 2015 a abril 2018.
OBJETIVO
Contribuir com o conhecimento sobre Bothrops alternatus quanto à sua distribuição espacial e predominância nos locais estudados", esclarece a aluna de Biologia da Uniara.