A Revista Veja, 2 de novembro de 2011, apresenta uma reportagem sobre as cidades consideradas campeãs em riqueza e bem-estar no Brasil. Araraquara figura com destaque no quesito saneamento, ocupando a 2ª colocação entre um seleto grupo de 10 cidades em todo o país, com população acima de 200 mil habitantes e que superam 98% de cobertura de saneamento.
Araraquara tem hoje 98,6% de saneamento. O Daae – Departamento Autônomo de Água e Esgoto é a autarquia responsável para realizar o tratamento dos detritos coletados, através de duas Estações: ETE Araraquara e ETE Bueno. Juntas, essas duas unidades respondem pelo tratamento de 100% dos esgotos.
"O Daae desde sua fundação trabalha para garantir qualidade de vida à população. Com uma equipe preparada tecnicamente, as Estações de Tratamento, equipamentos, rede de esgoto cobrindo toda a cidade, gestão responsável e investimentos, a autarquia mostra sua competência", observa o prefeito Marcelo Barbieri. O Daae continua a expandir sua infraestrutura. No dia 25 de novembro será inaugurado o Centro de Produção e Reservação do Parque Planalto que foi construído com recurso de R$ 7 milhões, sendo investimentos da própria autarquia.
No dia 16 de dezembro, também será inaugurada a Usina de Secagem do Lodo na lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto. O objetivo é desassorear a lagoa com a retirada e o tratamento do lodo. Será a primeira usina desse tipo no Brasil e que possibilita um importante ganho ambiental com a preservação das lagoas.