Selmi Dei, Universal e Centro são as regiões com mais focos de dengue eliminados de casas

0
552
Somente entre março e abril, essas regiões somaram quase 300 criadouros encontrados pelas equipes; Prefeitura reforça que 80% dos focos estão dentro das residências
 

Com o alto número de casos de dengue em Araraquara, a Prefeitura segue intensificando seu trabalho voltado para o bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Com mais de 30 mil casas vistoriadas por mês, as equipes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica atuam diariamente em todas as regiões da cidade e três delas demonstram números preocupantes em relação aos focos de dengue eliminados de residências.

A região do Selmi Dei, que envolve também os bairros do Valle Verde e São Rafael, é onde se concentra o maior número de focos de larvas do mosquito encontrados nas casas, com 217 criadouros eliminados pelas equipes da Prefeitura, que atuaram em 184 quadras entre março e abril.

Uma situação alarmante também é encontrada no Jardim Universal, juntamente com o Laranjeiras. No mesmo período, foram trabalhadas 83 quadras e eliminados 60 focos com larvas do mosquito. Já o Centro contou com 22 focos eliminados em 32 quadras visitadas.

Vale destacar que os números citados dessas três regiões se referem apenas aos criadouros encontrados com larvas e, se considerar os pontos existentes que poderiam vir a se tornar focos do mosquito, o índice seria ainda maior. E apesar desses bairros serem os mais afetados, a situação se repete em diversas residências de todas as outras regiões da cidade.

Existem ainda casos de regiões onde poucos moradores concentram grande parte dos focos de todo o bairro, como ocorreu no final do mês de março no Carmo, onde as equipes de controle de endemias atuaram em um imóvel onde foram encontrados cerca de 50 focos instalados com larvas e pupas do Aedes aegypti.

Levantamentos apontam que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em metade delas o trabalho das equipes da Prefeitura não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados na tentativa de minimizar essa questão.

Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores, alerta a população para que colabore com a limpeza de quintais, residências e terrenos. “É importante que cada um faça sua parte e tire um período do dia para vistoriar seu imóvel. Precisamos dar uma atenção maior pra isso. E quando o agente passar, receba-o bem, pois ele tem um olhar preparado para identificar o perigo e passar as devidas orientações”, esclarece.

Programação deste sábado

Neste sábado (30), os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de bloqueio com retirada de possíveis criadouros no Jardim das Hortências. Também neste sábado, a nebulização passará por imóveis especiais agendados, ou seja, clubes, escolas e CERs localizados em áreas de transmissão. Já o fumacê passará pelo Victório De Santi no período da manhã.

Alerta à população

Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. É importante observar a identificação do agente e autorizar a sua entrada. Em caso de dúvida, o morador também pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Vale lembrar que o descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural também causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

Números da epidemia

Segundo a Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 5.354 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 701 casos em fevereiro, 3.056 em março e 1.447 em abril. Neste ano, dez óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.

 

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.