Seleção Feminina de Basquete realiza preparação em Araraquara

0
462
Foto: CBB
Com técnico e quatro jogadoras do Sesi Araraquara, equipe viaja nesta sexta (20) para os Jogos Pan-Americanos no Chile
 
Assim como fez na bem sucedida campanha na AmericupW, que se iniciou com uma preparação em Araraquara e terminou com o título da competição continental, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete voltou a realizar um período de treinos na cidade, dessa vez com foco nos Jogos Pan-Americanos do Chile 2023, que serão realizados entre 25 de outubro a 4 de novembro, em Santiago.

A Seleção treina em Araraquara desde o dia 13 de outubro e utiliza as instalações do Sesi Araraquara, em uma parceria também com a Prefeitura, que já havia acolhido o Brasil em julho, quando o time foi campeão da AmeriCupW e se classificou direto para o Pré-Olímpico mundial, que será realizado em Belém, no Pará, entre 8 a 11 de fevereiro de 2024. Após uma semana de preparação, a delegação brasileira segue viagem para o Chile nesta sexta-feira (20).

Atual campeão brasileiro e bicampeão paulista, o Sesi Araraquara está muito bem representado na Seleção Brasileira. A maior novidade é que, neste torneio, a equipe será comandada por João Camargo, treinador do Sesi Araraquara e integrante da comissão técnica permanente do Brasil. Seu auxiliar será Virgil Lopez, outro que está na comissão técnica de José Neto, técnico da Seleção.

Além do treinador, o Sesi Araraquara também teve quatro jogadoras convocadas para a disputa: a armadora Débora Costa, as alas Gabriela Sossô e Emanuely de Oliveira e a pivô Aline Moura. Débora, Sossô e Aline já haviam participado da conquista do título da Americup, em julho no México. Emanuely foi apresentada como reforço do time araraquarense no mês passado.

Vale citar ainda que a ala/pivô Vitória Marcelino, outro destaque do Sesi Araraquara, também é nome certo no Pan, porém não na Seleção de basquete convencional. Ela integra a equipe de basquete 3×3, que treina no Rio de Janeiro.

 
Além desses nomes, o projeto de basquete feminino da Seleção Brasileira tem à sua frente  a araraquarense Roseli Gustavo, ex-jogadora da Seleção, que atualmente é diretora de basquete feminino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e presidente da Fundesport.

Brasil no Pan

O Brasil é o atual campeão do Pan, vencido em 2019, em Lima, e vai em busca do bicampeonato. Vale lembrar que o torneio não faz parte do calendário FIBA, e por isso os clubes não tiveram a obrigação de liberar atletas para o Pan.

Participam dos Jogos Pan-Americanos: Brasil, Cuba, México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. Pela fórmula de disputa, são dois grupos com quatro equipes em cada. As seleções jogam dentro das chaves e as duas melhores avançam às semifinais. Terceiro e quarto jogam partidas de reclassificação. O Brasil está no Grupo B com Colômbia, Venezuela e México.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.