A novidade para 2002 é que o Seguro Obrigatório, antes pago de acordo com o final da placa, agora deve ser pago junto com o IPVA, ou seja, janeiro se o IPVA for pago em uma única parcela, ou em fevereiro, se for dividido em até no máximo três parcelas.
O pagamento da Cota Única, que deve ser efetuado em janeiro, tem desconto médio de 3,5 %. Após a data de vencimento da Cota Única Com Desconto, ou da primeira parcela (para quem dividiu o pagamento em três vezes) o contribuinte perde o direito ao parcelamento ou ao desconto, devendo pagar em Cota Única Sem Desconto.
No estado de São Paulo, caso o contribuinte atrase o pagamento da 2ª ou 3ª parcela ou da Cota Única Sem Desconto, terá multa de 20% mais juros de mora de 0,3% ao dia.
Como pagar
Não espere receber em casa a Guia de Recolhimento, como acontecia anteriormente. O máximo que você vai receber é um simples aviso, uma espécie de “lembrete”, de pagamento, que agora pode ser feito de várias maneiras, utilizando desde postos de serviços “poupa-tempo”, até os sites das Secretarias da Fazenda de cada estado, para transações via Internet.
Ainda assim, o tributo pode ser pago, mesmo sem a Guia de Recolhimento, diretamente no caixa de qualquer banco credenciado, informando apenas o número do Renavan.
No estado de São Paulo, por exemplo, o Banespa oferece o serviço apenas para seus clientes. Mas o Banco do Brasil, entre outros, também aceita pagamentos de não clientes.