Segurança Pública responde sobre furtos e vandalismo em cemitérios

0
309

Vereador Lucas Grecco (PSL) questionou Executivo cobrando ações efetivas para coibir essas ações

O crescente número de ocorrências de furtos no Cemitério São Bento demonstra a necessidade de medidas urgentes em relação à segurança no local. Com esta compreensão, e mesmo com o assunto já sendo tratado recentemente em outros pedidos de informações e providências na Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Lucas Grecco (PSL), segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, apresentou o Requerimento nº 691/2021, questionando novamente a administração municipal sobre a estrutura de segurança que funciona no local e no outro cemitério público da cidade, o Cemitérios dos Britos, antigo Cemitério das Cruzes.
O parlamentar relatou no documento que no dia 12 de julho ocorreu a prisão de três pessoas, envolvidas no furto de 200 quilos de peças do cemitério. Contudo, poucos dias depois, em 22 de julho, foram furtados novamente vasos de bronze e outros objetos dos túmulos do Cemitério São Bento. Como estas práticas são recorrentes e não cessam, mesmo com respostas de que ações são realizadas, fornecidas anteriormente aos vereadores que já trataram do assunto, o parlamentar pediu mais informações sobre o funcionamento da segurança nos locais.
“Isso causa prejuízo para as famílias que procuram homenagear as pessoas queridas que partiram, com uma imagem ou outro ornamento no túmulo. Causa ainda indignação e revolta. O poder público precisa tomar providências sérias neste sentido. Somo o meu pedido ao de outros vereadores que também agiram sobre o mesmo assunto, para demonstrar minha indignação e cobrar ações efetivas”, apontava Grecco.
Em resposta, o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior, informou que no Cemitério São Bento são realizadas rondas internas e externas pela Guarda Civil Municipal (GCM), de viatura e a pé, sendo que a GCM possui a chave do local. No caso do Cemitério das Cruzes, são realizadas rondas externas, sendo que a GCM não possui a chave do local.
Quanto à GCM, são equipes com viaturas com dois GCMs em patrulhamento, sem ser posto fixo. “Atualmente, a segurança dos cemitérios municipais é realizada somente pela Guarda Civil Municipal em patrulhamento, não se tratando de posto fixo. No Cemitério São Bento, há monitoramento somente no Velório Municipal; no Cemitério das Cruzes, não há monitoramento por câmeras. A implantação de monitoramento por câmeras depende de projeto específico que deve partir da administração dos cemitérios, contando com o apoio desta Secretaria para definição de posicionamento de câmeras”, detalha Nogueira.
Ainda segundo o secretário, no ano de 2020, constam três boletins de ocorrência da GCM, sendo um no Cemitério São Bento e dois no Cemitério das Cruzes. No ano de 2021, constam 14 boletins de ocorrência da GCM, sendo 11 no Cemitério São Bento e três no Cemitério das Cruzes. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.