Segurança Pública divulga informações e balanço sobre criminalidade nos últimos anos

0
352

Vereadora Luna Meyer (PDT) solicitou dados em requerimento

A vereadora Luna Meyer tem recebido em seu gabinete reclamações de munícipes sobre o aumento da criminalidade na cidade. Motivada por essas queixas, ela protocolou o Requerimento nº 840/2021, no qual pediu à Prefeitura informações detalhadas sobre a Guarda Civil Municipal (GCM) e seu efetivo, bem como informações sobre gastos com viaturas e folhas de pagamentos, além de questionar se haveria novas contratações.
Para a parlamentar, “para uma melhor distribuição nos recursos públicos e para embasar o planejamento do orçamento do município, é importante discutir os problemas que envolvem assuntos da segurança pública”.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública esclareceu que o órgão conta com 99 guardas civis, já contando com a turma que se formará em 22 de outubro, observando que esse contingente é distribuído em quatro turnos de serviços e atua nos seguintes setores: Central de Monitoramento e Despachos, Administração, Defesa Civil, postos físicos e patrulhamento com viaturas.
Foi também divulgado um investimento de R$ 812 mil previsto para 2022, além de informações sobre gastos com pessoal, que pode ser consultado com mais detalhes no documento.
Já no balanço sobre a criminalidade no município, houve uma diminuição nos casos de furtos, roubos, homicídios e latrocínios nos últimos anos. Em 2017, o total de ocorrências dessas categorias foi 3.778; em 2021, 1.733. Já nos casos de violência doméstica, foi identificado um aumento em comparação ao ano passado. De acordo com dados enviados pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e anexados à resposta, em 2020, foram 814 casos de agressão; já este ano, 938. Houve também um aumento nas medidas protetivas, que foram de 471 em 2020 a 607 em 2021.
Quanto aos gastos com viaturas e folhas de pagamento, a Secretaria enviou a solicitação à pasta de Administração Pública, e ainda não recebeu resposta.
Para Luna, “alguns bairros de Araraquara, como Jardim Brasil, precisam urgentemente de intervenção de segurança. O tráfico de drogas corre solto pelas ruas. O governo municipal precisa urgentemente chamar o governo estadual para resolução destas problemáticas e prover um patrulhamento melhor nas áreas mais afetadas”. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.