Segurança Alimentar realiza treinamento visando a alimentação adequada e geração de renda

0
412
Parceria com a Universidade de Araraquara (Uniara) ofereceu curso para os beneficiários do Programa Bolsa Cidadania  
 

A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar ligada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com curso de nutrição da Universidade de Araraquara (Uniara), realiza um treinamento completo sobre técnicas para a produção de marmitas congeladas, para facilitar o acesso a uma alimentação saudável, incentivando ainda o empreendedorismo.

O curso teve início no dia 18 de abril e foi dividido em dois módulos, o primeiro com carga horária de 9 horas, com todo o conteúdo teórico já ministrado. Já o segundo módulo, no qual os participantes realizarão toda a parte prática de elaboração e congelamento das marmitas, será realizado nesta semana, com carga horária de 15 horas, finalizando no dia 29 de abril.

O objetivo do primeiro módulo foi apresentar todas as diretrizes de adequação para manipulação das refeições, fornecendo as técnicas adequadas para a produção segura dos alimentos, incluindo os aspectos da alimentação saudável, boas práticas de manipulação e dicas para elaboração de cardápios nutritivos e variados, com vistas à comercialização.

Já no segundo módulo, o foco é realizar o treinamento prático, no qual os participantes irão preparar as refeições baseadas em três tipos de cardápio, com a composição nutricional equilibrada de nutrientes, incluindo a montagem das marmitas.

Paula Fernanda de Oliveira, nutricionista e gerente de abastecimento, que ministra o treinamento, fala sobre o propósito da atividade. “São passadas orientações que contribuem para a redução dos custos de produção, possibilitando a venda com preços acessíveis”, revela.

A coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Silvani Silva, enfatiza a importância do tema. “A população muitas vezes não se alimenta de forma adequada devido à correria do dia a dia, o que acarreta altos índices de distúrbios alimentares, sobretudo a obesidade pelo consumo de alimentos industrializados”, conta.

A proposta do curso possibilita o preparo prévio das refeições que poderão ser consumidas ao longo da semana, otimizando o tempo, além de permitir ainda a comercialização das marmitas congeladas.

O curso foi planejado pelas nutricionistas da Coordenadoria Municipal de Segurança Alimentar, Moema Santana, gerente de segurança alimentar e Paula Oliveira, gerente de abastecimento, com o apoio das estagiárias da graduação de Nutrição da Uniara.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.