Segurança Alimentar realiza treinamento visando a alimentação adequada e geração de renda

0
92
Parceria com a Universidade de Araraquara (Uniara) ofereceu curso para os beneficiários do Programa Bolsa Cidadania  
 

A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar ligada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com curso de nutrição da Universidade de Araraquara (Uniara), realiza um treinamento completo sobre técnicas para a produção de marmitas congeladas, para facilitar o acesso a uma alimentação saudável, incentivando ainda o empreendedorismo.

O curso teve início no dia 18 de abril e foi dividido em dois módulos, o primeiro com carga horária de 9 horas, com todo o conteúdo teórico já ministrado. Já o segundo módulo, no qual os participantes realizarão toda a parte prática de elaboração e congelamento das marmitas, será realizado nesta semana, com carga horária de 15 horas, finalizando no dia 29 de abril.

O objetivo do primeiro módulo foi apresentar todas as diretrizes de adequação para manipulação das refeições, fornecendo as técnicas adequadas para a produção segura dos alimentos, incluindo os aspectos da alimentação saudável, boas práticas de manipulação e dicas para elaboração de cardápios nutritivos e variados, com vistas à comercialização.

Já no segundo módulo, o foco é realizar o treinamento prático, no qual os participantes irão preparar as refeições baseadas em três tipos de cardápio, com a composição nutricional equilibrada de nutrientes, incluindo a montagem das marmitas.

Paula Fernanda de Oliveira, nutricionista e gerente de abastecimento, que ministra o treinamento, fala sobre o propósito da atividade. “São passadas orientações que contribuem para a redução dos custos de produção, possibilitando a venda com preços acessíveis”, revela.

A coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Silvani Silva, enfatiza a importância do tema. “A população muitas vezes não se alimenta de forma adequada devido à correria do dia a dia, o que acarreta altos índices de distúrbios alimentares, sobretudo a obesidade pelo consumo de alimentos industrializados”, conta.

A proposta do curso possibilita o preparo prévio das refeições que poderão ser consumidas ao longo da semana, otimizando o tempo, além de permitir ainda a comercialização das marmitas congeladas.

O curso foi planejado pelas nutricionistas da Coordenadoria Municipal de Segurança Alimentar, Moema Santana, gerente de segurança alimentar e Paula Oliveira, gerente de abastecimento, com o apoio das estagiárias da graduação de Nutrição da Uniara.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.