Sede da Cooperativa Sol Nascente será inaugurada neste sábado (15)

0
210
Espaço localizado no Jardim Pinheiros integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária

Neste sábado (15), às 11h30, será realizada a solenidade de inauguração da sede da Cooperativa Sol Nascente, que integra a Unidade 3 da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS), vinculada à Coordenadoria Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, da Secretaria Municipal do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, cujo objetivo é o fomento à organização, consolidação e sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).

O novo espaço está localizado na Av. Nossa Senhora Aparecida, 133, no Jardim Pinheiros, e chegou a ser uma área de convivência utilizada pelos familiares em visita aos reeducandos da Penitenciária de Araraquara. O local, que originalmente contava apenas com banheiros, estava desativado e pertence à Prefeitura, que, por meio da IPECS, concedeu permissão de uso à cooperativa para que o grupo construísse sua sede própria. Assim, as obras foram realizadas pela própria cooperativa. No espaço, a Cooperativa Sol Nascente realizará suas atividades, incluindo formação, manutenção de horta orgânica, compostagem e guarda de equipamentos, além de receber novos egressos advindos da unidade penitenciária, orientando-os após o cumprimento da pena.

A coordenadora executiva de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, destaca a importância que a Sol Nascente tem para o cooperativismo em Araraquara. “É uma cooperativa que deu muito certo, de muito sucesso, de homens e mulheres que têm batalhado muito para mostrar e para provar que esse modelo do cooperativismo solidário e do trabalho coletivo pode dar muito certo. É um modelo que depende desse esforço coletivo de quem participa dele, depende de lideranças sempre muito atentas a consolidar esse processo de auto-gestão e de democracia participativa. É uma cooperativa que nos orgulha muito e já consegue mostrar muitos resultados positivos nesses tão poucos anos de sua fundação, com tantos trabalhos legais e tantos pontos positivos”, comentou.

Cooperativa Sol Nascente

A Cooperativa Social de Trabalho em Recuperação de Materiais dos Egressos Prisionais de Araraquara Sol Nascente visa inserir egressos e egressas prisionais do Estado de São Paulo no mercado econômico por meio do trabalho fundamentado no interesse geral da sociedade, oportunidade que muitas vezes é negada a essas pessoas, vítimas da discriminação e do preconceito.

A cooperativa foi fundada e formalizada no ano de 2020. Seus cooperados fundadores, todos egressos, viram que era possível reinserir na sociedade sua própria mão de obra e de dezenas de outras pessoas na mesma condição, já que em meio a essa população se pode encontrar muitos cidadãos qualificados e aptos ao trabalho, ávidos por recomeçar suas vidas de forma digna. Havia também a demanda dos setores privado e público por uma série de serviços ambientais benéficos que os egressos poderiam prestar.

A atividade da Sol Nascente tem sido vista como de excelência e tem gerado satisfação aos seus clientes e empreendimentos parceiros. A organização desses trabalhadores e trabalhadoras, por meio de cooperativa, lhes dá uma série de garantias sociais que não estão presentes no trabalho informal, bem como o poder de decisão coletivo sobre os rumos que seu empreendimento tomará e condições para que se qualifiquem tecnicamente cada vez mais para o trabalho.

A cooperativa está apta a desenvolver atividades de recuperação de materiais e paisagismo, através da coleta, beneficiamento e comércio de resíduos não perigosos, limpeza, jardinagem e também compostagem. Hoje, a Sol Nascente conta com 40 cooperados e cooperadas, e é responsável pela coleta, triagem e destinação de resíduos sólidos encontrados em áreas de preservação permanente do Município.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.