Secretário de Administração projeta novos serviços para 2022

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Adriano Altieri participou da edição desta quarta-feira (8) do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”

Nesta quarta-feira (8), o secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, foi o convidado do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, programa oferecido pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria de Comunicação, com o objetivo de sanar dúvidas dos moradores ao vivo em relação à gestão municipal. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.
A Secretaria de Administração foi criada neste ano após o processo de reestruturação administrativa da Prefeitura. Em sua primeira resposta, Altieri falou sobre o funcionamento da pasta. “É uma secretaria bem complexa. Nós temos a Coordenadoria Administrativa, que cuida de todo o atendimento realizado na Prefeitura, ou seja, os postos de atendimento, setor de compras, de contratos, de licitação. Temos também a Coordenadoria de Logística, que cuida de toda a frota do município, e temos a Coordenadoria de Suprimentos, que são os almoxarifados que cuidam de toda guarda e abastecimento das unidades da Prefeitura. E, por último, temos a Coordenadoria de Recursos Humanos, que cuida basicamente de todo o processo do servidor municipal”, esclareceu.

ATUAÇÃO NA PANDEMIA

O entrevistado afirmou que foi preciso passar por adequações em sua secretaria para manter o atendimento em ação durante a pandemia da Covid-19. “Em conformidade com as legislações e com os decretos que foram sendo discutidos pelo governo federal e pelo próprio governo municipal, precisamos fazer algumas adequações na estrutura. Implantamos o serviço home-office, alguns serviços online, revezamento de funcionários na prestação de serviços, porque foi um setor, principalmente setor de compras, de logística, que não parou. Continuamos trabalhando ininterruptamente desde março de 2020, que foi o início da pandemia, por isso precisamos fazer algumas adequações em questões como espaço de trabalho, higienização dos locais, testes com esses funcionários que continuaram trabalhando. É uma secretaria que basicamente continuou com todas as suas atividades para dar estrutura de funcionamento às demais”, pontuou.
Ele destacou que o trabalho de sua pasta nesse período contou com uma atuação intensa. “Se você pensar, os medicamentos que foram adquiridos para as unidades de Saúde, do Hospital de Campanha, foram todos feitos com as aquisições pelos nossos setores de compra. Cuidar dos veículos, das logísticas, do transporte desses pacientes, de combustível e manutenção dessa frota, foi a Secretaria de Administração que deu toda a retaguarda para a prestação desses serviços”, salientou.

ATENDIMENTOS NORMALIZADOS

Adriano Altieri reforçou que estão normalizados os atendimentos em outros postos da cidade. “Esses postos já estão funcionando normalmente, inclusive o posto de atendimento da Vila Xavier já voltou à sua capacidade normal de atendimento, com todos os seus funcionários. Ele passou por uma reforma, já que era um local que não estava trazendo condições de trabalho para os servidores. E já está 100% funcionando”, explicou.
Ele acrescentou que o posto de atendimento em Bueno de Andrada também foi reaberto e ficará no mesmo local em que funcionava anteriormente, porém passará por uma reforma no início de 2022. “É um prédio que fica próximo à estação ferroviária e que possui hoje alguns problemas de estrutura, mas logo no início do ano faremos uma adequação nele, que já está com 100% do atendimento”, observou.

RECURSOS HUMANOS

Para o secretário, o setor de Recursos Humanos é bem emblemático, pois cuida da vida toda dos servidores. “Se nós pensarmos desde o funcionário ativo até o momento em que ele se aposenta, é um setor que cuida de toda essa estrutura. Ele ajuda na elaboração de editais, convocação de servidores que foram aprovados em concurso e depois na vida toda desse servidor dentro do município, além de pagamento das obrigações, fundo de garantia, INSS. É um setor muito importante, um setor chave da Prefeitura”, mencionou.
Altieri, no entanto, reconheceu alguns problemas pontuais no local de atendimento. “Quando saímos do paço municipal para outro setor, o próprio paço não tinha estrutura que comportasse o atendimento. Hoje, no local onde se encontra, estamos passando por esse mesmo problema. Para 2022 estamos pensando em um outro espaço para esse atendimento da Coordenadoria de Recursos Humanos”, revelou.

SERVIÇOS UNIFICADOS

O secretário relembra que na primeira gestão do governo Edinho, em 2001, foi realizada uma descentralização dos setores de licitação, compras e contratos da Prefeitura. “Entendíamos que com cada setor cuidando dessa estrutura, o município ganharia em relação a vantagens econômicas, na questão de preço e na questão do produto ser melhor qualificado. Por exemplo, na educação, antigamente o comprador comprava desde carne, medicamento, produto de limpeza e material escolar. Com essa divisão ficou pontualmente estabelecido o que cada secretaria iria adquirir dentro de sua gama de produto”, recorda.
Esse sistema, no entanto, perdeu seu ritmo de funcionamento com o passar do tempo. “Isso funcionou muito bem nos oito primeiros anos, mas depois disso se perdeu essa estrutura, os setores ficaram descentralizados, mas desamparados do gerenciamento único pela Prefeitura, pelo setor de administração, no qual começou a lidar com problemas bem pontuais como orçamento e até questões financeiras, com produtos adquiridos por duas secretarias por preços diferentes. Então em 2021, com essa reforma administrativa, centralizamos novamente todos esses serviços. Hoje, atualmente no prédio já se encontra a Gerência de Contratos, a Gerência de Compras e Licitação, que era da Assistência Social, da Cultura, do Esporte e da Saúde. No início do ano que vem já estamos adequando o espaço para vir também essa prestação de serviços da própria Educação”, contou.
Altieri falou sobre as vantagens dessa mudança. “Com isso, pretendemos voltar a ter esse gerenciamento único de todos os setores e criar um fluxo único de trabalho, uma estrutura que tenha uma condição economicamente mais viável, e no futuro até pensar em retomar essa dependência. Mas essa volta desses serviços centralizados foi em virtude dos problemas que encontramos ao retomar e que ficou por um tempo fora da nossa administração que se perdeu”, explanou.

PERSPECTIVAS PARA 2022

Entre as novidades para o próximo ano, a Secretaria de Administração pretende abrir, logo no início do ano, um posto de atendimento do Selmi Dei, para atender a demanda de toda aquela região. “Esse posto de atendimento será semelhante ao da Vila Xavier e ao que temos no paço municipal. Já foi alugado um imóvel, estamos na fase final de aquisição de todo o mobiliário e treinando a equipe para esse trabalho de atendimento, que acreditamos que será, principalmente para a população da região norte, uma prestação de serviços que trará benefícios àquela população”, assegurou.
Ele revelou que também está em fase final de implantação o sistema de agendamento online de serviços, semelhante ao Poupatempo. “Nós tínhamos essa questão de agendamento, mas era em relação ao atendimento de funcionários. Esse atendimento será automático e entendemos que trará muitos benefícios também, como a questão do serviço ser mais rápido, e assim utilizar esses funcionários para outras demandas. No início do ano fizemos a aquisição de um sistema que iremos implantar”, justificou.
Também no ano que vem, ainda sem uma data definida, será criado um espaço que atuará como um posto único de atendimento. “Estamos até dizendo que é um ‘Poupatempo Municipal’. A ideia é levar todo esse atendimento que é feito hoje no paço municipal para essa unidade de atendimento. Estamos ainda nessa fase de achar um espaço adequado”, acrescentou.
Adriano Altieri também falou das medidas voltadas aos servidores municipais. “Encaminhamos no próprio PPA [Plano Plurianual] o desenvolvimento de ações de intervenção, prevenção e tratamento voltadas à saúde mental dos servidores. Essa é uma demanda solicitada até pela Flávia Dotoli, nossa coordenadora de Recursos Humanos, em virtude dos problemas que encontramos com os servidores e principalmente dos problemas que chegam a eles por meio do Sesmt. Queremos criar um espaço para dar esse atendimento aos servidores e para melhorar a qualidade de prestação do trabalho. Também está em fase final a elaboração do novo estatuto do funcionário público. Estamos querendo, entre janeiro e fevereiro, encaminhar ao prefeito e depois ao Legislativo. Iremos retomar em janeiro também, no início do ano, o enquadramento do PCCV [Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos]. Temos o PCCD 2019, que ficou durante o exercício todo de 2021 parado por conta da Lei Complementar 173 e iremos retomar esses serviços para efetuar esse reenquadramento de acordo com a Lei 9.801/19”, concluiu o secretário.

A SÉRIE

No “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, os secretários e presidentes de fundações e autarquia do governo falam, ao vivo, sobre as principais ações desenvolvidas por suas pastas durante a pandemia da Covid-19 em 2021, além de apresentar um panorama atual de suas atuações e comentar sobre as perspectivas para o próximo ano.
Os programas são diários, têm a duração aproximada de 20 minutos e são abertos para a participação dos internautas, que podem mandar suas perguntas e dúvidas pelo Facebook (www.facebook.com/prefeituraararaquara), nos posts da transmissão ao vivo. Quem não puder interagir em tempo real, terá a oportunidade de assistir ao programa posteriormente, na fanpage da Prefeitura.
A próxima entrevista será com a secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcelos Augusto, que participará do programa desta quinta-feira, dia 9, novamente às 15h.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

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