Secretarias detalham atividades realizadas pela Prefeitura na Praça do Carmo

No início de março, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) enviou ao Executivo um requerimento pedindo ao Município informações sobre a manutenção, limpeza, segurança e a situação das pessoas em situação de rua que vivem na Praça do Carmo.

Entendendo a complexidade do problema, que envolve desde a segurança do comércio e residências da região até mesmo o bem-estar da população abrigada em condições precárias naquele local, o parlamentar levantou questões envolvendo zeladoria, assistência social e segurança pública. Várias secretarias se envolveram na resposta ao documento. A Guarda Civil Municipal informou que faz rondas regulares no entorno da praça nos períodos diurno e noturno.

Ela acrescenta que o Seas atua em parceria com o Consultório na Rua, que atende queixas no campo da saúde, oferecendo atendimento inicial in loco, e em articulação com os demais serviços da rede pública, quando as pessoas demandam intervenções de maior complexidade, inclusive, no âmbito da saúde mental.

Sobre o questionamento do vereador sobre o número de pessoas em situação de rua no município, se há identificação desses indivíduos e se existe um plano da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outros órgãos para remanejar a população para seus municípios de origem, a secretária salienta que a aceitação ao processo de saída de rua perpassa o direito de escolha do indivíduo e, por esse motivo, a equipe técnica nunca se utiliza de mecanismos coercitivos ou forçosos para obter a concordância da pessoa.

José Carlos Porsani, secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, esclarece que os serviços de limpeza, como varrição e recolhimento nas lixeiras, são realizados diariamente e que a manutenção geral dos jardins, roçagem dos gramados e outras tarefas relacionadas em contrato, são efetuadas mensalmente.

Porsani finaliza enfatizando que a remoção de materiais inservíveis, tais como entulhos, móveis e outros resíduos, é de atribuição da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pois não está contemplada nos acordos vigentes firmados entre a Prefeitura e as empresas terceirizadas.

(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feriado (15) tem Grupo Sobrevento em duas apresentações voltadas para bebês

Combate às Arboviroses e Dia D contra a Dengue

Diabetes afeta 10% dos brasileiros e mulheres têm mais prevalência que homens, diz Ministério da Saúde

Santa Casa de Araraquara abre vagas para Auxiliar de Hotelaria Hospitalar (coletor)

14ª Edição da Campanha Natal Solidário do Sindpd de Araraquara: Solidariedade para as Crianças da Casa Mater

CATEGORIAS