Secretaria de Meio Ambiente intensifica combate às queimadas em Araraquara

Luigi Polezze

Araraquara – assim como todo o Brasil – tem enfrentado desafios ambientais agravados pelas mudanças climáticas, e o aumento das queimadas é um dos principais problemas enfrentados pela cidade. Para adquirir mais informações, o JA buscou José Carlos Porsani, secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, que nos descreve como a baixa umidade e o calor intenso têm tornado a vegetação altamente inflamável, aumentando o risco de incêndios. “Nós estamos vendo queimadas em várias áreas da cidade, como no Parque do Pinheirinho. Esses eventos são resultado das condições climáticas extremas que estamos enfrentando”, afirma.

O que a Secretaria de Meio Ambiente tem feito a respeito disso? No caso, ela tem reforçado ações de prevenção e conscientização. Uma das medidas adotadas é a orientação dos proprietários de terrenos e áreas verdes sobre a importância de manter seus espaços limpos para evitar que pequenos focos de incêndio se espalhem. Além disso, a equipe da Secretaria tem trabalhado em conjunto com outras pastas e órgãos municipais, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para monitorar áreas de risco e agir rapidamente em casos de incêndio.

O uso de lixo descartado de forma irregular em áreas verdes também tem sido um fator que agrava as queimadas. Porsani destaca que a população precisa ser educada a não jogar lixo em terrenos baldios ou praças, pois materiais como vidro e plásticos podem, sob altas temperaturas, provocar incêndios. A ampliação da equipe de fiscais é uma das medidas que a cidade implementou para conter o despejo ilegal de resíduos.

Paralelamente, Araraquara continua investindo em projetos de plantio e arborização, que também contribuem para a prevenção de queimadas, ao tornar os terrenos mais verdes e úmidos. Esse investimento, especialmente em áreas sem fiação elétrica, como a Via Expressa, é vista como uma ação preventiva de longo prazo. “O plantio de árvores em áreas urbanas ajuda a diminuir o impacto do calor e a proteger o solo, o que pode contribuir para reduzir o risco de incêndios”, afirma Luciana Fernandes, coordenadora executiva de áreas verdes.

A Secretaria de Meio Ambiente acredita que a combinação de educação, fiscalização e ação direta será crucial para controlar as queimadas e proteger o verde de Araraquara. Porsani reforça que é preciso uma atuação conjunta entre poder público e cidadãos para que a cidade enfrente os desafios ambientais impostos pelas mudanças climáticas de forma eficaz e sustentável.

Fotos: Divulgação Jornal O Imparcial e Câmara Municipal de Araraquara

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nove dicas para controlar e reduzir o estresse

Daae informa sobre desabastecimento de água

Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução em Libras nesta terça (8)

Prefeitura realiza 1° Feira de Mulheres Empreendedoras da Zona Norte nesta quinta (10)

FliSolzinha apresenta contação de história “A Coroa de Fios” nesta quarta-feira (9)

CATEGORIAS