Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade faz balanço e projeta metas

0
443

José Carlos Porsani e o coordenador de Gestão Ambiental, Gelson Caldeira, foram os convidados do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano” desta sexta

Na sexta-feira (3), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, e o coordenador de Gestão Ambiental, Gelson Caldeira, foram os convidados do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, programa oferecido pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria de Comunicação, com o objetivo de sanar dúvidas dos moradores ao vivo em relação à gestão municipal. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.
Porsani falou da missão que lhe foi dada no início deste ano, quando participou da criação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em meio à pandemia da Covid-19. “Foram dois desafios enfrentados. Um foi a pandemia e o outro foi criar a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Eu recebi esse desafio do Edinho para formar a secretaria e mostrar que Araraquara pode ser uma das melhores cidades no verde. Primeiramente eu teria que ter um local adequado e também a equipe de funcionamento. E fui muito feliz de formar a minha equipe, hoje eu tenho 34 funcionários e tenho dois coordenadores, que são o Gelson Caldeira na gestão ambiental, e a Luciana Fernandes, de áreas verdes, além de quatro gerentes, que são o Fernando Braga na arborização, o João Henrique Barbosa na fauna, o Walter Iost na educação ambiental e o Carlos Ferreira, responsável pelo licenciamento e fiscalização da cidade”, descreve.
Gelson Caldeira esclareceu a função das ramificações da Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade. “A secretaria tem duas gerências, que são a gerência de licenciamento ambiental e a de fiscalização ambiental. No licenciamento ambiental é feito todo o licenciamento de impacto local. Através de um convênio com o Conselho Estadual de Meio Ambiente, nós fazemos o licenciamento das empresas de baixo impacto ambiental. E a fiscalização envolve um todo, como a fiscalização de queimada, de deposição de resíduos, de corte e podas de árvores. No planejamento, educação ambiental e sustentabilidade, fazemos a parte de educação ambiental. Temos também, no Parque do Basalto, um projeto do Centro de Educação Ambiental para receber as crianças e fazer trilhas monitoradas. E o planejamento é onde damos todos o suporte para licenciamento de grandes empreendimentos, loteamentos e prédios habitacionais”, apontou.

NASCE UMA CRIANÇA. PLANTA-SE UMA ÁRVORE

Em novembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade lançou o projeto “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”, que tem objetivo de plantar uma muda de árvore a cada nascimento de uma criança em Araraquara. O projeto, que possui parceria com o Grupo São Martinho (Unidade Usina Santa Cruz) e com a Poty Companhia de Bebidas, foi instituído por projeto de lei do então vereador José Carlos Porsani, em setembro de 2020. As primeiras mudas foram plantadas em uma área que margeia o Córrego das Cruzes, na Avenida Fernando Bazolli, no Jardim Igaçaba, com presença do prefeito Edinho e de outras autoridades.
Porsani revelou como surgiu a ideia desse projeto. “Uns 15 anos atrás, eu recebi dois companheiros na Câmara que me pediram para executar um projeto na praça do Rotary. Na época, eu plantei uma árvore e queriam me dar um diploma por isso. Eu falei que não queria o diploma e chamei um menino de uns sete ou oito anos que passava pelo local com a avó. Eu dei a ele a missão de passar por ali frequentemente para molhar a árvore. No ano passado, eu estava em um supermercado no Centro de Araraquara e um senhor com uma criancinha no colo me perguntou se eu era o Porsani. Eu disse que sim e ele disse que ele era aquele menino que ia todo dia molhar a árvore. Saí de lá e falei para a minha esposa que queria fazer um projeto para crianças plantarem árvores”, relatou.
Porsani conta que o projeto levou quase um ano porque deveria ser implementado de forma que não gerasse custos para o município. “Eu consegui fazer junto com os cartórios da cidade, que divulgam os nomes, e tive que pedir para um juiz autorizar. Fizemos convênios com as usinas para me fornecer as mudas e hoje fazemos o plantio com firmas parceiras. Já iniciamos o plantio de 1.689 mudas. Para quem não sabe, a primeira fileira contará com mais de 200 ipês roxos e isso é uma coisa maravilhosa para o futuro. Talvez eu não poderei ver, mas será um dos maiores bosques de Araraquara. E agora estamos com uma outra firma que vai iniciar mais 2.500 plantações de mudas”, acrescentou.
Segundo o secretário, a iniciativa será intensificada até que o número de mudas se iguale ao número de crianças nascidas desde sua implantação na cidade. “Nascem em média 280 ou 300 crianças por mês em Araraquara. Plantamos lá de setembro até fevereiro, e quero terminar de fevereiro até novembro o plantio de todas as árvores”, assegurou.

ARARAQUARA MAIS VERDE

A cidade de Araraquara ganhou somente neste ano de 2021 um total de 7.093 novas árvores. O número foi divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade em seu balanço anual de atividades. Do total, 898 árvores foram plantadas pela Gerência de Arborização, Conservação de Áreas Verdes e Biodiversidade e as outras 6.195 foram plantadas em parceria com a iniciativa privada.
Porsani comemorou os números. “Com toda a estiagem que tivemos neste ano, com queimadas de todos os lados, nós conseguimos plantar 7.093 árvores e a população já pode perceber as mudanças nos canteiros centrais da cidade. Estamos procurando firmas para adotar os canteiros porque agora, a partir do ano que vem, todos esses canteiros e praças passarão para a minha secretaria. Então vamos procurar empresas para cuidarem, e cuidarem muito bem de cada local. Vamos fazer um projeto para que todas as firmas de Araraquara tenham a possibilidade de ajudar, porque tem muitas firmas da cidade que não sabem que podem adotar um canteiro. Isso pode proporcionar menos gastos para o município e propaganda para a firma”, salientou.

METAS PARA 2022

A busca de apoio na iniciativa privada também está nos planos do secretário para cumprir meta de recuperar o Selo VerdeAzul. “Nós vamos procurar as firmas de Araraquara para nos ajudar a trazer o Selo VerdeAzul. Imagine como seria importante se uma empresa como a Cutrale ajudasse a trazer o Selo VerdeAzul, que é algo que traz um reconhecimento mundial. Para nós, isso vai dar um trabalho muito grande, porém gratificante por ter esses parceiros junto conosco e nos ajudando em todo esse serviço de preservação que nós vamos manter”, citou.
Segundo Porsani, o trabalho realizado ao longo deste ano credencia a cidade a recuperar o selo. “Esse trabalho foi desenvolvido não só pela minha secretaria, mas sim de todas as secretarias da cidade, do DAAE, entre outras. Acredito que houve mudanças e em fevereiro de 2022, quando houver o novo anúncio, Araraquara estará novamente entre as melhores”, projeta.
O secretário destaca que, mesmo sem o selo, Araraquara possui um reconhecimento muito grande no cenário ambiental. “Estivemos em uma reunião segunda-feira em Sertãozinho e Araraquara já está na frente de muitas cidades, que nos perguntam como fizemos isso ou aquilo. Isso é muito bom e foi feito em dez meses, então imagine o que poderemos fazer em mais três anos”, acrescentou.

A SÉRIE

No “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, os secretários e presidentes de fundações e autarquia do governo falam, ao vivo, sobre as principais ações desenvolvidas por suas pastas durante a pandemia da Covid-19 em 2021, além de apresentar um panorama atual de suas atuações e comentar sobre as perspectivas para o próximo ano.
Os programas são diários, têm a duração aproximada de 20 minutos e são abertos para a participação dos internautas, que podem mandar suas perguntas e dúvidas pelo Facebook (www.facebook.com/prefeituraararaquara), nos posts da transmissão ao vivo. Quem não puder interagir em tempo real, terá a oportunidade de assistir ao programa posteriormente, na fanpage da Prefeitura.
A próxima entrevistada será a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto, que participará do programa nesta segunda-feira, dia 6, novamente às 15h.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.