O Sebrae colocará todo seu serviço de assistência, por meio de palestras, consultorias e assessoria técnica à disposição dos participantes da Feira da Pequena Agroindústria (FEPAGRI 2002), que será realizada no Centro de Exposições e Eventos de Araraquara (Pavilhão da Facira), de 5 a 8 de junho.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Setorial de Agronegócios do Sebrae-SP, Carlos Alfredo Gonçalves, atualmente, o produtor rural não pode mais plantar e só depois tentar vender sua produção. “É preciso conhecer o mercado, o que o consumidor quer, antes de tentar vender”, afirma.
Gonçalves destaca que a feira servirá para aproximar produtores e indústrias de máquinas e insumos agrícolas. “O produtor tem que agregar valor ao seu negócio, ter mais controle do produto final, evitando o atravessador”, defende.
Entre os objetivos do Sebrae-SP na FEPAGRI está a apresentação de oportunidades de negócios, esclarecimento de dúvidas sobre o mercado e apontar alternativas de produção e comercialização para o pequeno produtor. “O Sebrae, juntamente com Sistema Agroindustrial Integrado (SAI), que promove a feira, quer que o agricultor conheça marketing também. Ele deve saber como seu produto é recebido no mercado, para poder mudar seu modo de vender”, acrescenta Gonçalves.