N/A

Se fuma, queima o filme

OMS (*)

Se o mocinho fuma, queima o filme. É essa a idéia que o Ministério da Saúde passa nas principais salas de cinema de oito capitais brasileiras. Um ator fantasiado de cigarro recebe as crianças e adolescentes nas portas dos cinemas, alertando-os a respeito dos malefícios do tabaco. Também serão distribuídos folhetos produzidos especialmente para a campanha, que destacam as conseqüências do hábito de fumar. A promoção, que se estende até o dia 15 de julho, coincide com o início das férias escolares para atingir o público infanto-juvenil.

O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, isso se deve às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo. A isto somam-se a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens. A divulgação dessas idéias ao longo dos anos tornou o hábito de fumar um comportamento socialmente aceitável e até positivo. A prova disso é que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade.

Desconectar o hábito de fumar do entretenimento é praticamente travar a máquina responsável pela expansão do consumo de cigarros a partir da segunda metade do século 20. A comemoração do Dia Mundial sem Tabaco em 2003 coincide com a aprovação da resolução da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, que é o primeiro tratado internacional sobre saúde pública, patrocinado pela OMS. Sem dúvida uma grande vitória da saúde pública mundial.

(*) Organização Mundial de Saúde.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS