Saúde prorroga Campanha contra Influenza até 30 de junho

0
1245

Cobertura vacinal no município está em 34,54%; população acima de 6 meses pode se imunizar em qualquer uma das unidades de saúde, de segunda a sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde vai prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) para a população acima de seis meses por mais 30 dias, com data prevista para encerramento no dia 30 de junho. A orientação é da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Em Araraquara, o imunizante está sendo aplicado de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do município e na unidade do Sesa, das 8 às 15 horas.

De acordo com números levantados nesta quarta-feira (31) pela Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal em Araraquara está em 34,54%, com 37.342 doses aplicadas. Dividindo a cobertura por grupos prioritários, os idosos estão em 39,88%; os trabalhadores da Saúde, 37,13%; professores, 35,91%; gestantes, 25,03%; puérperas, 24,30%; crianças, 17,76%, e povos indígenas, 1,38%. No Estado, até o dia 23 de maio, mais de 6,1 milhões de doses do imunizante foram aplicadas, representando uma cobertura vacinal de 32,9%, sendo que a meta é de 90%.

A gripe geralmente causa apenas febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos.

Menos de 10% das pessoas que recebem a vacina desenvolvem febre, mal-estar e dores musculares. Geralmente, quem desenvolve esses sintomas está recebendo este tipo de imunizante pela primeira vez. Reações alérgicas são consideradas raras. Uma vez imunizado, o indivíduo tem menos chance de contrair e transmitir a gripe, diminuindo o risco de contaminação até daquelas pessoas que não foram vacinadas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.