“Saúde na Praça” oferece dez modalidades em 70 pontos da cidade

0
353
Programa disponibiliza para a população a prática gratuita de exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados
 

O programa “Saúde na Praça”, que visa oferecer gratuitamente para a população exercícios físicos com a supervisão de profissionais qualificados, segue com vagas abertas para dez modalidades em 70 pontos da cidade. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Segundo o último balanço do “Saúde na Praça”, divulgado em maio, 1.446 pessoas são atendidas pelo programa que abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade. As modalidades de exercício oferecidas são ginástica geral, ginástica laboral, ritmos, ginástica artística para idosos, hidroginástica para idosos, hidroginástica, tai chi chuan, yoga, dança de salão e fisioterapia.

Bruno Marcos Castilho de Castro, gestor do Saúde na Praça, se mostra satisfeito com o desempenho do programa. “Diante do resultado de nossa última avaliação do programa realizada com nossos alunos, concluímos que estamos no caminho certo no atendimento da população, tanto na satisfação dos alunos com nossas aulas e professores, quanto com os resultados alcançados na melhoria da saúde das pessoas. Esperamos continuar a alcançar resultados positivos e aumentar o número de atendimentos, pois nosso objetivo é proporcionar mais saúde e melhorar a qualidade de vida de cada vez mais pessoas”, assegurou.

Polos de atendimento

A modalidade que mais conta com pontos de prática na cidade é a ginástica geral, oferecida em 25 polos, que atendem um total de 493 pessoas. Esses pontos de prática estão localizados no Carmo (praça da igreja), Hortências (posto de saúde), Jardim Santa Lúcia (salão do Meninão), Santa Angelina (SABSA), São Geraldo (praça da igreja), Selmi Dei (CRAS), Jardim Santana (praça da igreja), Jardim Imperador (EE Jandyra Nery Gatti), Jardim Marivan (posto de saúde), Jardim Brasília (posto de saúde), Jardim Botânico (bosque do Botânico), Jardim Pinheiros (posto de saúde), CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira), Centro Dia, Casa de Acolhimento São Pio, Vila Vicentina, Jardim das Laranjeiras 1 e 2 (posto de saúde), Assentamento Bela Vista, Melhado (Teatro de Arena), AAEE e Lar São Francisco.

A ginástica laboral é oferecida para 186 servidores da Prefeitura, RH e Sesmt, Meio Ambiente e Trânsito, Centro Pop, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, CREAS, Secretaria de Esportes e Lazer e Segurança Alimentar.

A aula de ritmos, hoje com 219 alunos, acontece em 13 pontos, localizados no Yolanda Ópice (praça), Jardim Botânico (bosque do Botânico), Jardim das Laranjeiras 2 (posto de saúde), Jardim Santa Lúcia (Meninão), Jardim Pinheiros (posto de saúde), Jardim Imperador (EE Jandyra Nery Gatti), Cecap (praça), Jardim Maria Luiza (posto de saúde), Jardim Santa Clara (praça), Valle Verde (Quilombo Rosa), Jardim Brasília (posto de saúde) e Assentamento Monte Alegre.

O Tai chi chuan envolve 144 alunos, que praticam as aulas no Residencial Alamedas (posto de saúde), CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira), Valle Verde (Quilombo Rosa), Praça do Daae, Victório De Santi (posto de saúde), Melhado (Teatro de Arena), Jardim Paulistano (em frente ao posto de saúde) e Vila Xavier (Praça da Escola Antônio Lourenço Corrêa).

Com 122 alunos, a yoga é oferecida no Hortências (CRAS), Yolanda Ópice (CRAS), Vale do Sol (CRAS), Cecap (CRAS), Recanto Feliz, Centro de Referência da Mulher e Jardim Brasília (posto de saúde). A fisioterapia, que conta com 12 alunos, é oferecida na Casa de Acolhimento São Pio (feminino) e no Assentamento Bela Vista. A ginástica artística para idosos conta com 110 alunos que realizam suas atividades no CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira), enquanto a hidroginástica para idosos, realizada na Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no Jardim Botânico, envolve 174 alunos nos períodos da manhã e tarde. Já a hidroginástica convencional, no mesmo local, abrange 148 alunos, enquanto a dança de salão envolve 12 alunos no CEAR (Ginásio Weenis Dias Macieira).

Mais informações sobre o projeto Saúde na Praça podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2708.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.