Saúde mental precisa ser fortalecida em Araraquara

0
212

Para vereador João Clemente (PSDB), pandemia revelou necessidade de expansão de serviços de saúde mental

A pandemia agravou significativamente a crise de saúde mental. “Os países das Américas devem urgentemente fortalecer suas respostas à saúde mental à Covid-19, tomando medidas para expandir os serviços de saúde mental e apoio psicossocial para todos”, destaca o vereador João Clemente (PSDB) de trecho do estudo, divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em novembro de 2021.

A publicação serviu de base para a Indicação nº 227/2022, protocolada em 12 de janeiro, em que o parlamentar solicita, do governo municipal, a análise dos resultados do Plano Municipal de Saúde Mental, a fim de que “sejam propostas políticas públicas que auxiliem a população a manter a saúde mental saudável e equilibrada em tempos de pós-pandemia e pós-modernidade”, defende Clemente.

“Estudos mostram altas taxas de depressão e ansiedade, entre outros sintomas psicológicos, especialmente entre mulheres, jovens, pessoas com condições de saúde mental pré-existentes, profissionais de saúde e pessoas vivendo em condições vulneráveis”, cita o vereador, que reitera a necessidade de investimentos e parcerias público-privadas, visto que “os sistemas e serviços de saúde mental também foram afetados pela pandemia”. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.