Saúde inicia aplicação da dose de reforço em maiores de 18 anos no sábado (20)

0
87

Vai ter plantão nas unidades do Hortências, Vila Xavier, Selmi Dei I, Paulistano, Bueno de Andrada, Assentamento Bela Vista, Santa Angelina, Vale do Sol, Iedda, Parque São Paulo e Cecap

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal da Saúde, vai iniciar neste sábado (20) a aplicação da 3ª dose ou dose de reforço da vacina a Covid-19 nas pessoas acima de 18 anos, que tenham tomado a 2ª dose dos imunizantes da AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac há pelo menos 5 meses.
Os demais públicos de 1ª, 2ª, e 3ª doses (com exceção do grupo de comorbidades atendido durante a semana na unidade do Sesa) também serão atendidos neste plantão de sábado, quando estarão abertas as unidades de Saúde do Hortências, Vila Xavier, Selmi Dei I, Paulistano, Bueno de Andrada, Assentamento Bela Vista, Santa Angelina, Vale do Sol, Iedda, Parque São Paulo e Cecap.
A medida foi definida em reunião da Comissão de Organização de Vacinação do Município, que tem como base as doses de imunizantes entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III), do governo estadual.
O avanço do calendário que está ampliando o público que deve receber a dose adicional segue a orientação dada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde. Antes, a indicação valia apenas para idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. E para todos agora foi antecipado o intervalo de aplicação de seis para cinco meses.
Vale lembrar que a ampliação da dose de reforço para os maiores de 18 anos vale a partir de sábado, no plantão. Nesta sexta-feira (19), continuam sendo aplicadas a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, gestantes, lactantes e puérperas e maiores de 18 anos; a segunda dose e a 3ª dose ou dose de reforço em idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico.
E na segunda-feira (22) o atendimento volta a ser feito nos polos de vacinação habituais, que são os drive-thrus do Cear e Sesc, das 8 às 12 horas, e as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade e Assentamento Bela Vista, sempre das 8 às 15 horas, com o acréscimo da dose de reforço nos adultos maiores de 18 anos.
Prosseguirá ainda a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.
Quem vai viajar ao exterior e só têm a primeira dose, pode antecipar a segunda dose, respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina Astrazeneca. As pessoas que tomaram as duas primeiras doses da Coronavac e pretendem viajar para países que ainda não incluíram esse imunizante na lista de vacinas autorizadas, elas podem tomar a terceira dose da Pfizer, respeitando o intervalo de 28 dias da segunda dose.
Para essas medidas, adotadas em todos os polos de vacinação, será obrigatória apresentação de comprovação da viagem, no caso, a passagem.
A vacinação avança no município. Até o momento, foram aplicadas 403.984 doses, sendo 199.284 da primeira dose, 182.134 da segunda dose e dose única e 22.566 de terceira dose.
As informações completas sobre o esquema vacinal e atualizações do calendário são divulgadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Plantão de Vacinação contra a Covid-19

20 DE NOVEMBRO (SÁBADO) – DAS 8 ÀS 15 HORAS

PRIMEIRA DOSE
– 12 a 17 anos (mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Fazer cadastro no site VacinaJá)
– 18 anos ou mais
– Grávidas, gestantes e puérperas

SEGUNDA DOSE

  • Coronavac e Astrazeneca
  • Pfizer (antecipada)
    Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a primeira dose há pelo menos 21 dias.
    Adolescentes de 12 a 17 anos que tomaram a primeira dose há 8 semanas (sem acompanhante responsável, levar termo assinado)

TERCEIRA DOSE

  • Adultos entre 18 e 59 anos
    – Idosos acima de 60 anos
  • Profissionais da saúde
    É preciso ter completado a imunização há pelo menos 5 meses.

UNIDADES DE SAÚDE DO PLANTÃO (DAS 8H ÀS 15H)

CMSC Vila Xavier “João Vitor Nascimento Maurício”
Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 800 (esq. c/ av. Paulo da Silveira Ferraz)

ESF Jardim Iedda “Dr. Nicolino Lia”
Endereço: Rua Prof. Dr. Celso Eduardo de Moraes Barbosa, 115

ESF Vale do Sol “Dr. Euclídes Crocce”
Endereço: Avenida Carlos de Angelis, 350 – Parque Residencial Vale do Sol

CMS Jardim Roberto Selmi Dei I “Dr. Ruy de Toledo”
Endereço: Rua José de Freitas Madeira, 49 – Jardim Roberto Selmi Dei I

ESF Assentamento Bela Vista “Dr. Elias Zakaib”
Endereço: Rua Três, 04 – Assentamento Bela Vista

ESF Bueno de Andrada “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”/ Assentamento Monte Alegre
Endereço: Avenida Adaídes Fernandes, 59 – Bueno de Andrada

ESF Parque Residencial São Paulo “Gustavo de Moraes Jr.”
Endereço: Avenida Dr. Albert Einstein, 831 – Pq. Res. São Paulo

ESF Jardim das Hortências “Dr. José Nigro Neto”
Endereço: Avenida Remo Frontarolli, 999 – Parque das Hortências –

CMS Jardim Paulistano “Dr. Genaro Granata”
Endereço: Avenida Jorge Haddad, 334 -Jardim Paulistano

CMS Santa Angelina “Rafael Sorbo”
Endereço: Rua Habbib Khodor, 560 -Santa Angelina

CMS CECAP “Dr. Renato Guimarães Bastos”
Endereço: Avenida Major António A. Biavatti, 347 – Parque Res. Cecap

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta